48 anos do 19º BPM/I

Por Por Tenente Coronel PM Daniel, Cmt do 19º BPM/I. 21/01/2024

Com imensa emoção e carinho, celebro os 48 anos de dedicação e serviços exemplares do 19° BPM/I, situado em Americana/SP. Desde a sua inauguração em 15/01/1976, nossa missão é proteger os cidadãos de Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.

Contamos com homens e mulheres extraordinários que, incansavelmente, trabalham pela paz social e pela defesa da vida, integridade física e dignidade humana. Neste dia especial, é com gratidão que ressalto atividades que inundam meu coração de contentamento.

Ao longo do período no Comando do 19° BPM/I, vivenciei momentos marcantes, como o Projeto PM na Escola por Meio do Esporte, que promove a integração e valores na comunidade escolar e também cultiva disciplina, respeito, família e patriotismo. O "Portas Abertas" é outra iniciativa que permite aos nossos jovens conhecerem de perto a vida do Policial Militar, proporcionando eventos de civismo e amor à pátria. Isso inclui o emocionante hasteamento da Bandeira Nacional e o entoar do Hino Nacional, além da calorosa recepção aos alunos de cursos pré-militar. E como não mencionar o incrível Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que celebrou em 2023, 30 anos na PM? Este programa representa um esforço conjunto para prevenir o uso e abuso de drogas, conscientizando sobre os devastadores efeitos da dependência química.

Neste ano memorável, registramos 84.645 abordagens, 662 pessoas presas, 296 veículos recuperados, 542 foragidos da justiça capturados, 58 armas apreendidas e atendemos a 36.080 ocorrências. São números que refletem o incansável comprometimento de nossa corporação com a segurança e a ordem. Vida longa ao 19° BPM/I e a toda corporação que compõe esta história notável de comprometimento e segurança. Meus agradecimentos a todos que fazem parte desta jornada.  Que venham muitos mais anos de sucesso e proteção! 


* Tenente Coronel PM Daniel, Cmt do 19º BPM/I. O Oficial da PM é professor universitário, mestrado e bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Bacharel em Direito, Pós graduado em Direito Penal e Processo Penal.

Comunicação Social do 19º BPM/I