SBNotcias - O ano da superação

O ano da superação

18/01/2018
Autor: Celso Nascimento

 

Adeus ano velho, feliz ano novo. A canção é antiga, mas a mensagem contida nela é bem atual. Hoje, mais do que nunca, todos nós, brasileiros, estamos torcendo para que a letra transforme-se em realidade. Para o bem de todos, nós precisamos que "tudo se realize no ano que vai nascer". Depois de um 2017 difícil, árido, sofrido, nós temos de acreditar que 2018 será melhor. E ele será!

Os ventos da mudança, por enquanto, são apenas uma brisa, mas já é o suficiente para trazer um pouco de alívio e anunciar que o pior está passando, que os dias melhores, mais amenos, estão próximos de chegar. A economia está se recuperando. O crescimento ainda é lento, mas consistente. Os resultados positivos estão se sucedendo mês após mês. E se a economia começa a ganhar fôlego, todo o resto vai ganhando nova vida.

O desemprego parou de crescer e começou a recuar, após anos aumentando. Em outubro, pela primeira vez em muito tempo, houve mais contratações do que demissões com carteira assinada. A reforma trabalhista foi aprovada. Seus efeitos ainda estão para ser conhecidos, e esperamos que sejam positivos.

O valor do salário médio subiu um pouco, mas subiu. A inflação está em queda. Consequentemente, nosso dinheiro passou a valer mais. O preço da comida caiu sete meses seguidos, de maio a novembro.

O crédito para pessoa física ficou um pouco mais fácil. Os juros do comércio recuaram, o que facilita o consumo. Com mais poder de compra, as famílias tornam-se o principal motor da recuperação da economia.

Temos fé que 2018 será o ano da superação. Será também ano de Copa do Mundo. Ano de renovar as esperanças. De mostrar que somos capazes de vencer. De superar as derrotas dentro e fora de campo. Depois do vexame que o Brasil passou dentro de campo diante da Alemanha, na Copa de 2014, e fora de campo com a economia em frangalhos e denúncias diárias de corrupção no alto escalão do governo federal, chegou a hora da virada. Da virada de ano e da virada de página. Apesar dos grandes desafios que o país ainda precisa enfrentar, temos de acreditar que 2018 será um ano de vitórias, de comemorações, de retomada do crescimento. Usando mais uma frase da famosa canção lá do início, no ano que está prestes a começar não teremos "nenhuma esperança perdida". Acredito nisso.

Lembro de um ensinamento de Jesus que se aplica ao momento que nós estamos vivendo hoje. Ele disse, "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo". Da mesma forma, nós também vamos vencer. O Brasil vai vencer. Vai voltar a crescer e a dar oportunidade de uma vida melhor para cada um de nós, brasileiros. Um feliz 2018 a todos!

(*) Celso Nascimento é deputado pelo PSC