Santa Bárbara segue com a vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos

Por Divulgação PM SBO 16/04/2024 às 18:20

(Foto: Divulgação PM SBO)

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com a vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos. As doses estão disponíveis para essa faixa etária nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da lista abaixo, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 185 doses até o momento no município. A iniciativa ocorre se acordo com as determinações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, que definem o público-alvo a ser vacinado.

Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, que devem obrigatoriamente apresentar a caderneta de vacinação de rotina dos menores, documento pessoal com foto e CPF ou Cartão SUS. O esquema vacinal é de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Na última semana, o Ministério da Saúde disponibilizou aos municípios as vacinas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, no entanto em virtude do quantitativo reduzido de doses enviadas neste momento, recomendou que as prefeituras iniciassem a imunização pela faixa etária de 10 e 11 anos.

Segundo Nota Técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde, não é indicada a vacinação contra a dengue junto a outros imunizantes, devendo-se aguardar um intervalo de 30 dias para aplicação de outras vacinas. Já no caso da criança ter contraído dengue, deve esperar um intervalo de seis meses para receber o imunizante.

Os horários de funcionamento das salas de vacina devem ser consultados em cada unidade, por telefone ou pessoalmente.