Santa Bárbara tem 19 partidos/federações aptos a disputar as eleições de 2024, segundo o TRE

Por 05/04/2024 às 16:58

I – Segundo o site  do TRE de São Paulo, a cidade de Santa Bárbara d’ Oeste, tem 19 partidos/federações aptos a disputar as eleições municipais de 2024. Claro que a grande maioria desses partidos foi constituída na cidade, após grande período de negociação junto com sua direção estadual. Essa negociação tem também como um dos principais motivos abrigar seus candidatos a vereador.

Analisando esses partidos constituídos na cidade, a novidade é o PP, que segundo o meio político estava apalavrado com o grupo do Dr José, passou para o grupo do Rafael Piovezan, tendo com seu novo presidente, a partir de 01/04/2024, Laerson Andia Júnior, o irmão do ex-prefeito Denis Andia e atual diretor superintendente do DAE.

Os demais membros da Comissão Executiva do PP no município são comissionados da administração Rafael Piovezan. como Carla Padovani, Miguel Brito, Paulo Barbosa, Rodrigo Maiello e Silvia Oliveira. 

Outro partido novo na cidade é o PRD (da fusão Patriota e PTB), que também é comandado por comissionados do prefeito de Santa Barbara.  O presidente é o secretario de Meio Ambiente, Cleber Canteiro. Os demais membros são: André Cruz e o jornalista Éder Chamorra. Também o partido DC tem na comissão executiva provisória pessoas ligadas ao secretário de governo Joel Cardoso.

 Se os partidos que estarão com o prefeito Rafael Piovezan, em sua maioria, são comandados por funcionários comissionados da Prefeitura, a candidatura do dr. José, tem na família Fontes o comando da maioria dos partidos que estarão na sua base de apoio. No União Brasil o presidente atual é o Marcos Fontes; o partido Agir tem outro flho do vereador Carlos Fontes como vice presidente e o PMB (Partido da Mulher Brasileira)  tem sua esposa  Ivone de Moares P. Fontes, como tesoureira.  

II – Outro partido que teve troca de comando no município foi a federação PSDB/Cidadania. Essa troca negociada com a família Macris, de Americana, passará a apoiar a candidatura do dr. José. O novo presidente do PSDB do município é Jurandir João Franco e do Cidadania é Lucas Martins Meira.

III - Pelas projeções atuais a coligação do prefeito Rafael Piovezan é que terá a maioria dos partidos: PL; Mobiliza; Avante; Republicanos; DC; MSB; PRD; Solidariedade e PP. A coligação do Dr. José terá o apoio dos partidos: União Brasil; Agir, PMB, e da federação PSDB/Cidadania. O pré-candidato Eliel Miranda deve ter candidatura do PSD.  

Esses partidos ainda não manifestaram apoio a nenhum desses candidatos, podendo até, ter mais um candidato ligado a partidos de esquerda , que são: federação PT/PV, PC do B; PSB, PDT, PSOL e o Podemos. Existe um comentário que partidos de esquerda poderão se unir para lançar um candidato, que seria de apoio ao candidato Rafael Piovezan, pois quanto mais candidatos, a chance do candidato da base é maior.

IV – Agora vamos comentar um pouco do quadro da eleição de vereadores (proporcional). No total , como já mostramos acima a cidade tem 19 partidos e federações aptos a disputar as eleições e, com as mudanças na legislação eleitoral, dificilmente teremos partido que eleja três vereadores. Veja o exemplo: se apenas 15 desses 19 partidos/federações disputarem as eleições proporcionais (alguns não terão chapas de vereadores, apenas estarão apoiando o candidato a prefeito) e conseguirem atingir um mínimo de 3.500 votos no total, todos farão no mínimo um candidato, sendo assim sobrando as 4 últimas vagas para os 4 partidos que terão mais votos , um para cada um.  Fazendo dessa forma uma Câmara com vereadores de 15 partidos, sendo 4 deles  com dois vereadores cada e os demais 11 partidos com 1 vereador eleito cada. É só analisar o quadro da cidade e a legislação eleitoral.