SAÚDE

Santa Bárbara participa da campanha nacional 'De Bike ao Trabalho'

07/05/2014 - 16h40

 

Compartilhar via E-mail

Através do programa Pedala SBO, a cidade de Santa Bárbara d'Oeste participa, na próxima sexta-feira (09), da 2ª edição da campanha nacional 'De Bike ao Trabalho', que consiste em um incentivo aos cidadãos irem até o local de trabalho utilizando bicicletas. O evento é uma iniciativa da ONG (Organização Não Governamental) Bike Anjo, sediada em São Paulo. A medida acontece, anualmente, sempre na segunda sexta-feira do mês de maio.

O coordenador do Pedala SBO, Eduardo Alves do Vale, explica como funciona a campanha. "O Bike Anjo existe há três anos e, desde o ano passado, realiza essa campanha nacional que incentiva as pessoas, de todos os setores, a utilizar a bicicleta como transporte até seu trabalho, um dia do ano, nesse caso, na próxima sexta-feira. Em Santa Bárbara, teremos algumas atividades referentes à essa data", contou.

Vale fala dos procedimentos a serem adotados para participação na ação. "Existe um site, o debikeaotrabalho.org, onde as pessoas se inscrevem, detalhando nome e cidade e, que possam neste dia 9, tomar como iniciativa o uso da bicicleta para se dirigirem ao trabalho", esclareceu.

O coordenador traz o objetivo da iniciativa. "A ideia é mostrar que é possível conviver com a bicicleta no trânsito. Pedalar é bastante seguro, basta seguir algumas regras e o comportamento do ciclista no trânsito tem papel fundamental, tanto na educação, quanto na prevenção de acidentes. A bicicleta proporciona uma velocidade reduzida na cidade, fazendo um município mais tranquilo e seguro", afirmou.

Eduardo relaciona os cuidados que devem ser tomados pelos ciclistas no trânsito. "As pessoas que usam bicicleta não podem achar que estão andando a pé, passando pela calçada ou na mão contrária. É um meio de transporte e o ciclista deve seguir todas as regras determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Deve-se respeitar a faixa de pedestres, semáforos e sinalizações de trânsito", disse.

Para fechar, o responsável pelo Pedala SBO, ressalta a importância dos equipamentos de proteção e lista quais são eles. "O fundamental é o freio, que é o item máximo de segurança, o que evita qualquer colisão ou queda. Depois, vem o capacete, as luvas para aderência na condução e, se ela tiver marchas, deve-se realizar manutenção no câmbio. Quando se anda a noite, tem que ter lanternas com led, traseira ou dianteira, além de adesivos refletivos", elencou.

O evento começou nos Estados Unidos com o nome Bike To Work Day, em 1956, pela organização League of American Bicyclists. No Brasil não há um início oficial, porém 2013 foi o primeiro ano de ação em âmbito nacional. Esse dia é destinado tanto para as pessoas que queiram começar a pedalar, quanto para organizações, empresas ou governos que queiram promover ações para seus funcionários ou cidadãos.

 

Fonte: Redação

Comentários

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).