Jornada Mundial da Juventude

18/07/2013

De 22 a 28 de julho será realizada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na cidade do Rio de Janeiro. A JMJ foi criada pelo Papa João Paulo II que confiou aos jovens a Cruz utilizada na celebração do Ano Santo da Redenção de 1984, no seu Encontro Internacional da Juventude. Em 2003, o mesmo Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo da fé: o ícone de Nossa Senhora, cópia do exposto na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A Jornada consiste em muitos eventos, como catequeses, adorações, momentos de oração, palestras, partilhas, missas, confissões e shows. Dela participam jovens de mundo inteiro e não somente católicos. A primeira Jornada se realizou em Roma, em 1986.

O lema da Jornada é: "Ide e fazei discípulos todas as nações", tirado do Evangelho de São Mateus, capítulo 28, verso 19. A Jornada será precedida da Semana Missionária nas dioceses brasileiras, de 16 a 21 de julho, envolvendo paróquias, colégios, congregações religiosas, movimentos e famílias. Desde setembro de 2011 os símbolos da Jornada chegaram ao Brasil, sendo recebidos em São Paulo, de onde peregrinam pelas dioceses do país e também pelos países do Cone Sul. A Jornada em nosso país coincide com o Ano da Fé e o Ano da Juventude. Os jovens querem crescer na fé e testemunhar sua alegria em seguir Jesus. A jornada é uma ocasião de renovar suas energias e aproximá-los cada vez mais de Jesus.

A escolha do Rio de Janeiro foi feita pelo Papa Bento XVI no encerramento da Jornada Mundial acontecida em 2011, em Madri. Devido à sua renúncia, o compromisso passou para o Papa Francisco que vem encontrar-se com os jovens para animá-los no conhecimento de Deus e no testemunho de segui- lo por toda a parte. Durante a jornada o Papa Francisco visitará o Hospital São Francisco de Assis, que acolhe jovens que se recuperam das drogas e do alcoolismo; irá conhecer uma favela pacificada, a Comunidade de Varginha; atenderá confissões de cinco jovens, um de cada continente; almoçará com 14 jovens do mundo inteiro, sendo dois brasileiros. Receberá cinco jovens detentos.

A Jornada Mundial da Juventude será o maior evento já realizado no Rio de Janeiro. A Arquidiocese do Rio está mobilizada há bastante tempo, juntamente com as autoridades federais, estaduais e municipais para montar a infraestrutura desse grande evento. Foi realizada uma coleta em todas as paróquias, igrejas e capelas da Igreja Católica do Brasil para ajudar nas muitas despesas que um evento de tal envergadura acarreta. Hotéis, pensões, colégios, igrejas, quartéis e salões paroquiais estão se preparando para acolher os jovens. A Diocese de Piracicaba participará com 650 jovens de todas as paróquias. Rezemos pelo êxito da Jornada Mundial da Juventude.

 

Pe. Antônio Carlos D'Elboux, Pároco de Rafard

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados