Apeoesp se reúne com secretário de Educação para discutir volta das aulas presenciais

Por REDAÇÃO 02/09/2020 às 19:16


Entidade irá à Justiça contra resolução que estabelece retorno das aulas

 

Com a finalidade de debater a volta das aulas presenciais e uma pauta de reivindicações dos professores e demais servidores do Estado de São Paulo, a diretoria da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) tem encontro nesta quinta-feira, 03 de setembro, com o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares.

A reunião está marcada para as 11h30, na Secretaria de Educação, e a intenção da presidenta da Apeoesp, a deputada Professora Bebel (PT), conforme deliberação da diretoria estadual da entidade, que se reuniu nesta última terça-feira, primeiro de setembro, é de se posicionar contrária à volta das aulas presenciais em função da pandemia do coronavírus a partir deste próximo dia 8 de setembro, conforme a Resolução da Secretaria Estadual de Educação 61/2020,  também publicada nesta última terça-feira, 01 de setembro, estabelecendo que elas serão iniciadas  com atividades de reforço escolar e outras, evidenciando uma tentativa de coação sobre as equipes escolares para o retorno às escolas.

A Apeoesp, inclusive, conforme deliberado pela sua diretoria ingressará na Justiça com ação coletiva contra a Resolução 61/2020, em conjunto com outras entidades ligadas à educação. Bebel ressalta que a resolução ignora evidências e recomendações científicas, inclusive o fato de que 79% da população não deseja a volta às aulas presenciais durante a pandemia. “É inaceitável que o secretário da Educação determine a criação de “comitês locais”, eximindo-se de suas responsabilidades e forçando que pessoas leigas assumam as possíveis e prováveis consequências de uma volta às escolas irresponsável e que colocará em risco a vida de professores, funcionários, estudantes e de suas famílias”, diz, ressaltando que a responsabilidade pela ocorrência de contágios ou óbitos em decorrência desta volta das aulas presenciais será do secretário da Educação e do governador do Estado de São Paulo, João Doria.

A presidenta da Apeoesp ressalta ainda que a entidade irá  denunciar esta arbitrariedade deste governo, além de responsabilizar judicialmente o governador e o secretário. “O que pretende o secretário da Educação, ele mesmo já tendo sido vítima da covid-19? Pesquisa da Apeoesp, realizada em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil e DIEESE comprovou a realidade que bem conhecemos: as escolas estaduais não oferecem as mínimas condições para assegurar o isolamento social, a higienização, a segurança sanitária, enfim, a proteção à vida, que é a única prioridade nesse momento, que apresenta todas as condições necessárias para que as unidades possam efetivamente assegurar a vida de todos e a qualidade da educação, que nossas escolas estão muito longe de oferecer. Neste encontro com o secretário, vamos confrontá-lo contra a Resolução 61/2020 e demais medidas que visam forçar o retorno das aulas presenciais”, ressalta.