Carreta de Mamografia segue até sábado em Santa Bárbara

Por Redação com informações da PM SBO 25/04/2022 às 16:29

(Foto: Divulgação PM SBO)

A Carreta de Mamografia, do Programa "Mulheres de Peito", segue em Santa Bárbara até este sábado (30). Os exames são realizados em estrutura montada na Praça Ângelo Benith, localizada entre as Ruas Salvador e Maceió, ao lado da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Cidade Nova

Promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Prefeitura, os exames são gratuitos e abertos também para mulheres de outras cidades da região. O Programa “Mulheres de Peito” é mais uma oportunidade para as mulheres colocarem em dia seus exames, visando à prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

No local são atendidas mulheres entre 50 e 69 anos, mediante apresentação de RG e cartão SUS atualizado, e mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos, munidas de pedido emitido pelo SUS, RG e cartão SUS atualizado.

Os atendimentos de segunda a sexta-feira ocorrem das 8 às 17 horas, com distribuição de 50 senhas diárias e no sábado, das 8 às 12 horas, com distribuição de 25 senhas.

O Programa tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, por meio da agilidade de agendamento e garantia do tratamento após a confirmação do diagnóstico.

Em Santa Bárbara, a carreta é mais uma opção para a realização de mamografias, além das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Referência em Saúde da Mulher, onde o mesmo pode ser solicitado e agendado, por meio de pedido realizado pela enfermeira ou consulta médica.

Além dos serviços realizados na carreta, equipes da Secretaria de Saúde promovem diversas orientações no local, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Centro de Referência em Saúde da Mulher e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas). A iniciativa conta também com apoio da Paróquia Imaculada Conceição, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria de Promoção Social, SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) e Associação Vinde a Luz.