Com mais de 12,2 mil adesões, movimento ‘Não à demolição do Estádio Antônio Guimarães’ busca ajuda do IPHAN nesta 5ª feira

Por Redação 24/04/2024 às 14:25

(Foto: Arquivo/SBnoticias)

Com mais de 12.200 assinaturas de apoio no site www.tombamentouniao.com.br, o líder do Movimento “Não à Demolição do Estádio Antônio Guimarães”, do União Barbarense, Carlos Dalberto Festa, terá uma audiência, nesta quinta-feira (25), às 11h, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o superintendente do órgão, Danilo Nunes.

A audiência visa obter ajuda do órgão federal para que seja preservado o centenário estádio do União Barbarense. “Esse é um movimento sério e responsável, estamos representando mais de 12,2 mil pessoas que desejam ver o estádio transformado em patrimônio histórico e cultural da cidade. O estádio Antônio Guimarães é meu, é seu, é do nosso povo, é da cidade e vamos continuar essa luta até conseguir o objetivo porque está amparado por lei”, afirmou Carlos Festa.

Na audiência ele estará acompanhado do vereador Carlos Fontes. “Vamos entregar ao responsável pelo Iphan todo o processo impresso, de 109 páginas, com mais de 7,2 mil assinaturas reivindicando o tombamento do estádio, a mesma cópia entregue ao Codepasbo (Conselho do Patrimônio Histórico de Santa Bárbara d’Oeste), que ainda não se manifestou a respeito até o momento e está se omitindo no seu dever de analisar o pedido de tombamento do estádio como patrimônio histórico e cultural do município”, disse Festa. O vereador Carlos Fontes entregará ao superintendente uma moção de apelo assinada por todos os vereadores. 

O Iphan é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

MOVIMENTO ‘NÃO À DEMOLIÇÃO DO ESTÁDIO”

O movimento pela preservação do Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães tem o apoio dos historiadores J.J.Bellani e Antonio Carlos Angolini, vereadores, padres e pastores, e de mais de 12,2 mil torcedores e simpatizantes do União Barbarense que fizeram as adesões online no site www.tombamentouniao.com.br . Para aderir e dar seu apoio para que o estádio seja mantido basta inserir o nome completo, CPF e data de nascimento. 

No site, há a justificativa da importância do tombamento do Estádio Antônio Guimarães, e da preservação da memória de inúmeras emoções esportivas e de eventos cívicos vividos nesse histórico espaço da cidade. “O Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães é um símbolo de Santa Bárbara d'Oeste. É parte de quem somos como comunidade. Ao assinar, você está ajudando a manter nossa identidade única.”, explica o texto no site.