Conselho Estadual de Saúde se posiciona contra a volta das aulas presenciais

14/09/2020


O Conselho Estadual de Saúde, que reúne representantes de órgãos governamentais, se posicionou contrário à volta das aulas presenciais durante a pandemia do coronavírus. A posição foi tomada em reunião on-line nesta segunda-feira, 14 de setembro, à qual presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora  Bebel (PT), foi convidada a participar para debater a questão da volta das aulas presenciais nas escolas da educação básica do Estado de São Paulo e se posicionou contrária ao retorno das aulas.

A posição da entidade, conforme explicou a deputada Professora Bebel, está baseada em evidências científicas e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e da comunidade científica, além de estudos que vêm sendo realizados, como o Manual para Escolas Saudáveis, elaborado pela Apeoesp em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – seção São Paulo e o DIEESE.

Na reunião, a presidenta da Apeoesp enfatizou sobre a condição dos prédios, que apresentam ausência de equipamentos de proteção individual e da ausência de procedimentos adequados de higienização, além de destacar a quantidade de pessoas que serão atingidas pela medida, que equivale à população do Paraguai. “Se voltarem as aulas, oito milhões de pessoas vão ser postas a circular pelas ruas do Estado. Portanto, se abrir as escolas vai virar um genocídio”, ressalta.

Bebel lembrou também da questão da mobilidade de professores e alunos, que deverão se utilizar dos meios de transporte, tanto o público como aquele contratado pelas prefeituras, para ir de casa para as escolas e vice-versa, destacando que as crianças podem ser assintomáticas, mas carregam alta carga viral, e são cuidadas por pessoas que estão nos grupos de risco, como por exemplo, idosos. “Ao final do debate, o Conselho foi sensível à nossa argumentação e aos dados apresentados, tomando posição oficial contra a volta das aulas presenciais neste momento, que será encaminhada ao governo estadual”, disse.

Para Bebel, “mais uma batalha vencida em defesa da vida, inclusive considerando que as comunidades escolares aceitam e acatam as recomendações do sindicato, recusando-se a participar da volta às escolas que o governo do Estado vem promovendo desde o dia 8/9, conforme levantamento diário que a Apeoesp está realizando”, argumenta.


COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados