De ponta a ponta, Jenson Button vence o tumultuado GP da Bélgica

Por Lancenet 31/12/1969 às 21:00

O britânico Jenson Button, da McLaren, largou na pole, liderou todas as voltas e venceu o GP da Bélgica com tranquilidade. O piloto, que não fazia uma pole position desde 2009, administrou muito bem a corrida e aos poucos abriu vantagem sobre o restante do grid para vencer sem maiores problemas.

O segundo colocado foi Sebastian Vettel, da Red Bull, que, apesar de não ter feito uma boa largada optou pela estratégia de uma parada. Kimi Raikkonen, da Lotus, fechou o top-3. Para isso, o Homem de Gelo teve que lutar muito para ultrapassar Michael Schumacher, da Mercedes, durante a metade da prova.

Apesar de ter parecido uma prova tranquila, ela definitivamente não foi assim. Na largada, os campeões mundiais Fernando Alonso, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da McLaren, foram atingidos por Romain Grosjean, da Lotus, na primeira curva, e abandonaram.

Antes, Pastor Maldonado, da Williams, alegou problemas na embreagem e queimou a largada saltando entre os primeiros colocados da prova. O venezuelano abandonou o GP após toque com Timo Glock, da Marussia. Com os incidentes iniciais, muitos pilotos aproveitaram para ganhar posições durante a primeira volta. E conseguiram manter o resultado até o final da prova.

Nico Hulkenberg, da Force India, largou em 11º e completou a prova na quarta posição, seguido de Felipe Massa, da Ferrari, (largou em 14º) e Mark Webber, da Red Bull.
Em seu GP de número 300º, Michael Schumacher chegou a ser o segundo colocado, mas teve que fazer uma parada nos boxes ao fim da corrida e terminou em sétimo lugar.

Os brasileiros foram bem durante toda a corrida e protagonizaram até um duelo entre eles em determinado momento da prova. Felipe Massa foi o que se deu melhor e terminou a prova na quinta posição. Bruno Senna, da Williams, estava na oitava posição, mas sofreu com a estratégia errada e desgaste de pneus e teve que para no pit stop no final da prova. Assim, cruzou a linha de chegada na 12ª posição.

Mesmo com a vitória, Button segue longe do líder Fernando Alonso. O espanhol lidera com 164 pontos, 24 a mais que Sebastian Vettel, segundo colocado. Mark Webber é o terceiro no mundial com 132 pontos, Kimi Raikkonen é o quarto com um ponto a menos que o australiano. Felipe Massa salta para a 11ª posição, com 35 pontos, e Bruno Senna continua com 24, na 16ª posição.

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 acontece na Itália, no próximo fim de semana, em Monza. Restam sete corridas para o fim da temporada-2012.