Defesa Civil alerta para a onda de frio que atinge todo o Estado a partir desta 3ª feira

Por Redação com informações da Agência Brasil e Cepagri 17/05/2022 às 09:55

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para toda a população sobre a onda de frio que atingirá o estado a partir desta terça-feira (17). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência, as mínimas previstas podem chegar a 1º C na Serra da Mantiqueira. A onda de frio é provocada por uma massa de ar de origem polar.

Na capital, a temperatura pode chegar a 6º C, menor temperatura para maio desde 1990. No interior, a Defesa Civil chama a atenção para a região norte, com previsão de mínima de 3º C para Ribeirão Preto e de 5º C para São José do Rio Preto. No litoral sul, a mínima deve ser de 10º C, com ventos de até 75 Km/h, o que aumenta a sensação de frio.

O governo estadual recomenda que as defesas civis municipais reforcem a divulgação de informações de alertas para que sejam adotadas medidas de autoproteção. Outra orientação do governo é que sejam acompanhados especialmente os casos de pessoas mais vulneráveis, como a população em situação de rua.

Entre os riscos decorrentes do frio, estão hipotermia, queda da umidade relativa do ar, com a diminuição das chuvas e possibilidade de doenças do aparelho respiratório. Também precisam de atenção especial crianças e idosos, que devem ser mantidos agasalhados, tendo em vista que são mais suscetíveis a essas doenças agravadas pelo tempo frio.

O alerta da Defesa Civil estadual recomenda ainda evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas para não contrair doenças como gripe, resfriado, pneumonia e meningite, mais frequentes nesse período. É preciso manter também a higienização frequente das mãos.

CEPAGRI:  O Centro Centro Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura-CEpagri/Unicamp, informou próximos dias na região de Campinas serão marcados por temperaturas baixas, períodos de ventos fortes, ar seco e condição  de tempo alternando períodos de predomínio de sol e de céu parcialmente nublado. O ar de origem polar é caracterizado por frio intenso e baixo teor de vapor de água, o que proporcionará (além do frio) umidade relativa muito baixa nos próximos dias, nos períodos vespertinos, e em associação aos ventos mais intensos, favorece o ressecamento de pele e mucosas, sendo recomendável o uso de hidratantes, protetores labiais e soluções fisiológicas adequadas para olhos e nariz. 

Entre a terça e a quarta-feira, o ar de origem polar entra de forma mais marcada, fazendo as temperaturas caírem ainda mais, e ao longo do dia os ventos deverão atingir velocidades médias em torno de 40 km/h, considerada de forte intensidade, e rajadas de até 70 km/h poderão ocorrer, baixando a sensação térmica e oferecendo algum risco de danos à árvores e estruturas (especialmente mais precárias/fragilizadas). As temperaturas ficam entre 6 e 16ºC.