Notícias


SOLIDARIEDADE

01/12/2020 às 10:16:00

Dia de Doar reforça a importância da solidariedade e das doações


Mobilizar o Brasil para que tenhamos um país mais generoso e solidário, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Esse é o objetivo principal do Dia de Doar, que acontece hoje, 1 de dezembro, em 70 países,  em um ano marcado pela pandemia do Coronavírus.

Em Santa Bárbara d´Oeste, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, pelo terceiro ano consecutivo, participa desse movimento. Este ano, a instituição estará recebendo doações de alimentos para compor a cesta de natal dos assistidos, além de roupas e calçados em bom estado e doações financeiras, do dia 01 até o dia 18 de dezembro.


O Dia de Doar será marcado pela realização do Bazar de Natal, das 11h00 às 17h00. As doações poderão ser entregues na sede da Entidade, à Rua Santa Cruz, 420 – Vila Pires – 3455-2303 – das 08h00 às 17h00 – de segunda a sexta-feira, ou no Espaço Dona Rosinha Wakabara (Bazar e Brechó), à Rua Pedro Alvares Cabral, 346, Vila Santa Teresinha, das 11h00 às 17h00, também de segunda a sexta-feira. Mais informações de como colaborar: (19) 3455-2303 -  https://www.redefemininasbo.org.br/quero-ajudar.html,

DIA DE DOAR: Em maio, por conta da propagação da covid-19, foi feita uma edição extraordinária, do “Dia de Doar Agora”, que mobilizou mais de 14 milhões de pessoas e 2 milhões de reais online. Em 1 de dezembro o Dia de Doar estimulará milhões de pessoas em todo o país a realizarem ações de generosidade, inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo, em um grande onda de solidariedade e doação. “Um dos desafios esse ano é tornar o movimento ainda mais de base, mais local, com dezenas de campanhas comunitárias por todo o país. Além disso, neste ano espera-se também que o Dia de Doar estimule ainda mais doações para combater os efeitos do coronavírus, que chegaram à inédita marca de 6 bilhões de reais, de acordo com o Monitor das Doações COVID 19.  Ao mesmo tempo a  data quer reforçar que a doação pode se tornar um ato permanente, que independe de situações de emergência”, explicou Carla Bueno, superintendente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de santa Bárbara d’ Oeste. 

Desde 2013 o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, criado pela organização nova-iorquina 92Y. Atualmente a campanha é mundial e conta com a participação oficial de 72 países. O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), seguindo as datas comerciais já famosas como Black Friday e Cyber Monday.

O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, rede formada por pessoas e organizações que se articulam voluntariamente no propósito de enraizar a doação como parte de nossa cultura. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é organizadora do Dia de Doar e representante oficial da data no Brasil. A mobilização, este ano, conta com a parceria estratégica da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, Instituto Mol, Movimento Bem Maior e Umbigo do Mundo. Mais informações sobre o Dia de Doar: https://www.diadedoar.org.br/   

(Foto Divulgação) 

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).