Domingo tem "Pedal Urbano" com plantio de árvores e leitura

Por Redação/Divulgação 31/12/1969 às 21:00

O Pedala SBO, projeto que trabalha o incentivo, orientação e cultura da bicicleta, promove neste domingo (18), a partir das 9h, o "Pedal Urbano com Plantio de Árvores e Leitura". A saída será do Parque dos Ipês (portão principal), na Avenida Corifeu de Azevedo Marques s/nº.


O coordenador do projeto, Eduardo do Vale, ressalta que o objetivo dessas atividades é a integração das pessoas que estão iniciando, usuário do dia a dia e aqueles que estão voltando a pedalar, proporcionando uma experiência diferente que só a bicicleta pode oferecer, de conhecer a cidade com novo olhar.

Este será o sexto plantio com apoio do Bike Anjo e a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que tem colaborado com equipe de técnicos, Biólogo, local, fornecimento das mudas. O DAE- Departamento de Água e Esgoto  participa nessa edição com a abertura dos berços do plantio.

A proposta das atividades, segundo Eduardo do vale, é comemorar a chegada da Primavera e a Dia Nacional da Leitura, percorrendo bairros e ciclofaixas da cidade. Após o plantio haverá um momento de interação, onde todas as pessoas podem levar um livro e compartilhar um trecho do seu livro favorito ou sugestivo.

TRAJETO

O trajeto será curto, leve e divertido, passando por alguns bairros e paradas programadas para hidratação, trocando informações, orientações e dicas sobre segurança, comportamento, qualidade de vida, novas amizades e conversas sobre a importância do uso da bicicleta no dia a dia.

Já foram realizados cinco plantios em vários locais no município, iniciando com o projeto com o plantio de uma muda de pau brasil no Parque dos Ipês; na Rua dos Jasmins, Jd Alfa; Rua do Cromo, Vila Mollon; Rua Marechal Hermes da Fonseca, durante Rock Fest, Jardim Itamaraty; Rua Manoel Teixeira, Vila Boldrin, ( ao lado do parque Araçariguama ). No total foram 500 mudas de várias espécies com mais de 200 ciclistas, indicação de moradores do entorno e promovendo melhoria no local.


Para participar, algumas recomendações são importantes, como regulagem dos freios, uso de protetor solar, hidratar - se com água e frutas 30minutos antes de pedalar. Crianças de 1 à 3 anos de idade deve usar a cadeirinhas para bicicleta, demais até 14anos acompanhadas dos pais. Fazer uso da bicicleta como alternativa de transporte e deslocamentos, além da melhoria na qualidade de vida, saúde, etc, traz inúmeros benefícios proporcionando : Economia de dinheiro, Economia de tempo, Menos stress no trajeto, Mudança no humor, Produtividade no trabalho/Estudos, contribui para melhoria da qualidade do ar, etc.