Eleições 2020 - Editorial Grupo Brasil de Comunicação

Por Redação 16/11/2020 às 17:47

A Rádio Brasil de Santa Bárbara d’Oeste tem 65 anos de tradição na cidade e na região. Historicamente, é um veículo de comunicação que acompanha a realidade da cidade, trazendo fatos e informações precisas, debatendo questões de interesse público, com efetivo compromisso com a população e com a responsabilidade jornalística.

Assim também é o Portal SBNotícias, que desde 2004 se transformou em um canal de notícias online pioneiro na cidade e região.

Ambos estes veículos contam com uma equipe de jornalistas experientes, que participaram das principais coberturas jornalísticas da cidade nos últimos anos, sempre primando pela verdade e por buscar ouvir todos os lados da notícia, acima de quaisquer interesses.

Em 15 de novembro de 2020, a Rádio Brasil e o Portal SBNotícias cometeram um equívoco em razão de ruído na comunicação, mas isto não coloca em xeque a tradição e história junto à população de Santa Bárbara d’Oeste. Por isso, precisamos nos dirigir a você, com o coração aberto, franco e com nossa consciência responsável.

Nossos ouvintes, bem como a audiência que nos acompanhou pela internet, foram levados a crer que o candidato a prefeito da coligação “Santa Bárbara Mais Humana”, o Dr. José, do PSD, havia vencido as eleições. Essas informações foram divulgadas pela rádio e pelo Portal com base nos boletins de urnas que chegaram à emissora, a partir das 17h10 e levou a coordenação da campanha deste candidato a contabilizar a vitória, mesmo sabendo se tratar de uma análise não conclusiva, tratando-se, pois, de uma estimativa.

Essa informação foi prestada com antecedência e convicção pela rádio e pelo portal, com base em nossas fontes jornalísticas, como sempre fizemos, historicamente, nas apurações eleitorais. A rádio, com base em seu amplo trabalho de apuração de informações e análise política eleitoral tem a tradição de anunciar os eleitos muito antes do resultado oficial, porque tais fontes são consideradas fidedignas.

Pelo adiantar das horas e à compreensível confusão de informações geradas por dados contraditórios, certamente muitos ouvintes não tiveram a oportunidade de ouvir a retratação e o pedido de desculpas que apresentamos. Além disso, sabemos exatamente a dimensão alcançada pela notícia equivocada e, por isso, respeitosamente a Rádio Brasil e o Portal SBNotícias vêm até você, ouvinte e leitor, pedir nossas mais sinceras desculpas.

A maior delas é com você, que por tantos anos nos confia sua audiência e tornou possível construirmos a credibilidade da emissora e do portal. Por isso, a você nos dirigimos, com humildade, dignidade e seriedade, respeitosamente pedindo desculpas.

Do mesmo modo, nos desculpamos com o candidato Dr. José, que esteve na emissora e concedeu entrevista na condição de eleito, mesmo que seu resultado ainda não tivesse sido confirmado pelos órgãos oficiais. Lamentamos que ele tenha reconhecido sua vitória com base em informações incompletas, certamente vindas das mesmas fontes que levaram a Rádio Brasil e o SBNotícias a anunciar tal resultado. Pedimos desculpas ao candidato, à sua família e aos seus eleitores.

Também nos desculpamos com o prefeito eleito, Rafael Piovezan, da coligação “Denis Andia”, à sua família e aos seus eleitores, que ao buscarem informações em nossa cobertura jornalística se depararam com dados equivocados e com uma notícia que não refletia a verdade sobre sua eleição. Acrescentamos nossos votos de que sua gestão seja honesta, transparente e que tenha sucesso, cumprindo um excelente mandato.

A Rádio Brasil e o Portal SBNotícias estão avaliando internamente todos os fatores que nos levaram ao falso diagnóstico para que possamos corrigi-los, a fim de que não se repita e possamos continuar prestando os mesmos serviços confiáveis, verdadeiros e honestos aos nossos ouvintes. Esse sempre será nosso compromisso. Tenham certeza que seguiremos trilhando o caminho da verdade e do respeito.