Eleições: Marcos Fontes, o mais jovem candidato a prefeito, fala de seus projetos para Santa Bárbara

Por Redação 30/09/2020 às 22:34

Nesta quarta-feira (30), prosseguindo com as  entrevistas dos candidatos a prefeito por Santa Bárbara d’ Oeste, a Rádio Brasil recebeu Marcos Fontes, do PSL, para explanar sobre seu desejo de ser o chefe do poder Executivo deste município e das prioridades contempladas em seu plano de governo para os próximos quatro anos.  Marcos Fernando Portella Fontes, 24 anos, barbarense,  é pai de Ana Luiza e filho do vereador Carlos Fontes.  É o candidato mais jovem na disputa. Atua como empreendedor e radialista. Estreou na política em 2018, como candidato a deputado estadual  e foi o mais votado pelo PSL em Santa Bárbara, alcançando 16.309 votos e tornando-se suplente ao cargo. É o terceiro entrevistado no programa especial “Rádio Brasil de Olho nas Eleições 2020” promovido pelo Grupo Brasil Emissoras Aliadas como mais uma prestação de serviços apresentando os candidatos e seus projetos para a cidade.

CONFIRA TRECHOS DA ENTREVISTA:

POR QUE SER PREFEITO:

MF: Na nossa vida tudo é gratidão. E aqui em Santa Bárbara d’ Oeste minha família encontrou oportunidade de construir uma família e crescer como pessoa. Sou daqui e para mim é motivo de orgulho e de gratidão. Já construí nossa empresa de comunicação, sou empreendedor, radialista, prezo muito pela aproximação com as pessoas e em conexão com elas poder saudar tantos casos e histórias relevantes de nossa cidade.  É motivo de gratidão poder ser candidato a prefeito de Santa Bárbara.  Em 2018 foi uma oportunidade importante para mim e também para entender  esse contexto que hoje Santa Bárbara passa. Eu acredito num novo tempo para Santa Bárbara, olhando para a frente e apertando o passo. E é por isso que pretendo ser prefeito, em gratidão a tudo o que a cidade me deu e para minha família, e para representar a todos que aqui construíram sua história.

ESCOLHA DO VICE-PREFEITO:

MF: Hoje, nós entendemos, e a nível partidário acho que ficou muito evidente isso no nosso cotidiano, que o nosso desafio  do município é a saúde. Nós selecionados dentro do PSL alguns nomes  e entendemos que o nome mais propício para o momento que a cidade atravessa é o dr Abnadar. Ele tem um historia de acertividade na vida privada aqui em Santa Bárbara por comandar a Unimed, comandou da maternidade do Hospital Santa Bárbara, e hoje atua na gestão do São Lucas, em Americana, e a tarde atende aqui em Santa Bárbara.  Temos sonhos e projetos, e o nosso em comum, é que Santa Bárbara possa sanar os déficits que a gente tem na saúde. Ele é experiente e pretende aplicar o que deu certo na iniciativa privada na gestão pública.

PLANOS PARA A EDUCAÇÃO:  

MF: Primeiro temos que criar um Conselho Municipal para dar voz e vez ao corpo docente.  Santa Bárbara tem sido referência com o Ideb, alcançamos nota exemplar a nível regional e isso tem que ser mantido. Nosso plano de governo traz essa característica de manter e aperfeiçoar ainda mais para continuar alcançando bons números, mas sobretudo temos que ouvir os docentes, ter a conexão para entender os anseios. Digo sempre, político bom é o que ouve, entende para depois atender. Então o primeiro passo que vamos fazer enquanto gestor na questão de Educação é ouvir os docentes.  Outra questão que iremos tamb´pem aderir no ensino médiuo estadual é o modelo da Escola Cívico Militar para atuar em Santa Bárbara. É algo que já está no nosso plano de governo. Tem funcionado em todos os locais que foi instalado e tem feito funcionar escolas que tem problemas caóticos no ensino estadual. É algo que iremos trazer, além de dar voz e vez, entender as demandas e atuar para sanar e melhorar o que pode ser melhorado.  

PLANO PARA A SAÚDE:

MF: Na questão de saúde também é necessário a criação de um conselho municipal que seja levado a sério para que a gente cumpra e possa atender essas demandas que temos hoje de saúde e também dos profissionais da saúde.  Não tem nexo nenhum você ter espaço bem bonito, bem apresentável, mas não ter a funcionalidade das ações em favor da população. O conselho municipal para aproximar a gestão administrativa para quem executa a saúde no município, que são os servidores. Outra questão é fortalecer o relacionamento com a Santa Casa. Vamos potencializar mais recursos, novas parcerias.  Hoje precisa gestão para entender o que temos, atuar para resolver essas demandas e fortalecer as parcerias que já temos com a Santa Casa e a iniciativa privada para zerar ou pelo menos dar um salto importante nas demandas de cirurgias, ressonâncias.  Para isso teremos o dr. Abnadar atuando com a sua história, seu trajeto na iniciativa privada para aplicar agora na iniciativa pública.

DIVIDAS/CONTAS REJEITADAS:

MF: Vamos analisar pontualmente o que o TCE ressaltou como não feito pela atual administração e vamos atuar para não cometer os mesmos deslizes na quetsão da administração pública municipal. Eu acredito numa cidade daqui para a frente. O que passou, o que ficou, vai caber ao TCE, à Câmara, assessoria jurídica do prefeito para reverter essa negativa do TCE. Mas daqui para frente nosso compromisso é fazer funcionar a administração municipal e equalizar as contas publicas para que isso não seja novamente evidente e o TCE não rejeite mais as contas de Santa Bárbara. Nós, como postulantes a prefeito, temos que olhar daqui para a frente. Não tem como ficar trafegando olhando no retrovisor, tem que olhar para a frente, apertar o passo, praticar gestão e principalmente, próximo das pessoas, a gente vai conseguir  resolver esse problema junto ao TCE.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:

MF: Primeiro passo é evidenciar o que temos de bom aqui no município. Santa Bárbara tem que entrar na rota do desenvolvimento, do Estado e também a nível nacional. Temos hoje uma capacidade territorial enorme para expansão, temos a cidade avançando no quesito empreendimento, mas bem mais que isso é atração. Agora, a gente precisa atuar para que fortaleça os empreendedores que aqui já estão, facilite o empreendedor, principalmente o pequeno. Nosso compromisso é de poder fortalecer quem aqui já esta e praticar políticas públicas para facilitar o empreendedor, principalmente o iniciante, e que novas empresas possam vir para Santa Bárbara.  Logisticamente Santa Bárbara é uma cidade que salta aos olhos do s empreendedores.  O que falta? A gente vai descobrir, sendo eleito prefeito, deixando evidente o que a cidade tem.  Acho que precisa de gestão, na questão de políticas públicas, talvez de isenção ou incentivo fiscal para que a gente traga mais empresas sanando essa questão. Antes da pandemia a gente já tinha pais de família ficando sem emprego e hoje isso se potencializou por conta da pandemia. Vamos praticar muita gestão pública e política administrativa para que ouça empreendedores e de condições de fortalecê-los, e também a atração de novas empresas para Santa Bárbara.

PORQUE VOCÊ É A MELHOR OPÇÃO?

MF: Acredito que preciso ser o prefeito de Santa Bárbara d’ Oeste, justamente pelo modelo de gestão que pretendemos aplicar. Na nossa gestão, acredito que teremos condições, caso eleito prefeito, de construir o nosso governo, com indicações principalmente para secretarias de forma isenta, sem amarração partidária. Hoje Marcos Fontes é candidato de forma solo com o PSL e se for pela vontade de Deus, sendo eleito prefeito, nós teremos condições de indicar pessoas que tenham conhecimento nas áreas que vão atuar. Não tem lógica e nexo nenhum você indicar pessoa por amarração partidária para ter o apoio do partido na eleição que não tenha conhecimento da área.  Nós entendemos como prioridade e também viabilizaremos mais recursos porque temos a maior participação e a maior bancada no Estado e também em Brasília. Sempre digo para as pessoas o seguinte: tem jeito, a esperança somos nós. Gostaria de deixar destacado ao barbarense: não abra mão do seu município, participe do futuro de sua cidade, porque quando tem uma participação do cidadão teremos entrega melhor do serviço publico do nosso país.  Em todo lugar tem pessoas do bem, tem pessoa do mal, em escola, empresa, na política não é diferente. A gente tem que ter como certo de que lado a gente está. E temos que estar sempre do lado da pessoa de bem.

O programa especial "Rádio Brasil de Olho nas Eleições 2020" é apresentado por Anderson Junque e Júlio Victorino

 (Fotos SBNotícias)