Notícias


Luto

09/02/2020 às 01:15:00

Ex-vice prefeita e ex-vereadora Zezé Mano morre aos 82 anos


Morreu neste sábado (8), às 22h25,  a ex-vice-prefeita e ex-presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, Maria José Cavedal dos Santos Mano, a Zezé Mano, 82 anos. Professora de formação, ela era viúva de Dr. Edison dos Santos Mano, que dá nome ao pronto-socorro central, e deixou três filhos. O quarto filho, também médico, Luis Roberto dos Santos Mano que morreu em acidente de trânsito no início da carreira profissional, dá nome à ala pediátrica do PS Dr. Edison Mano, inaugurada no ano passado após reforma e ampliação da unidade de saúde, em cuja solenidade Zezé Mano esteve presente. Nesse dia, manifestou sua alegria durante a cerimônia de inauguração: "Agora, pai e filho, estão homenageados na mesma unidade de saúde, é uma alegria para a família".

O velório acontece no Velório Araújo-Orsola, na Rua da Agricultura, e o sepultamento será às 15h30 no Cemitério Campo da Ressurreição. 

BIOGRAFIA

Maria José Cavedal dos Santos Mano nasceu em Jundiaí, formou-se professora, ingressando no magistério em Santo André, onde lecionou por cinco anos. Casou-se com Dr. Edison Daniel dos Santos Mano e veio residir em Santa Bárbara d'Oeste em 1963. Lecionou na Escola Estadual Comendador Emilio Romi e Escola Estadual Profº Ulisses de Oliveira Valente. Deixou os filhos Daniel José, Mariângela e Carlos Alberto.

Fez curso de Administração Escolar, Supervisão Escolar e Pedagogia na Faculdade Salesiana. Foi diretora do Departamento Municipal de Educação entre 1977 e 1982, durante a primeira administração do ex-prefeito Isaías Hermínio Romano.

Em 1982, elegeu-se vereadora, com mandato de 1983 a 1988. De 1993 a 1996, como suplente de vereador, substituiu por três vezes o ex-vereador Carlos Lopes e em 1996 assumiu a vaga pela falecimento do vereador Messias Paes da Silva. Foi eleita vice-prefeita na Coligação Novo Rumo, junto com o Dr. Adilson Basso, para o mandato de 1977 a 2000. Foi secretária municipal de Administração. 

Em 2000, foi eleita novamente vereadora e presidiu a Câmara Municipal no biênio 2001/2002. Foi responsável pela construção do atual prédio do Legislativo barbarense.

Participou do Lions Clube Centro, como domadora, de 1964 a 1992, e foi voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer por muitos anos, tendo sido presidente da instituição por duas vezes. 

REDE LAMENTA

Nas redes sociais, a Rede Feminina de Combate ao Câncer lamentou a morte de Zezé Mano em nota publicada.

"Todos lamentamos a partida da D. Zezé! Atualmente, ela ocupava o cargo de Tesoureira na Instituição.Antes e há quase 30 anos, trabalhou com determinação para a causa do câncer no Município. Graças ao seu espírito empreendedor, iniciou a participação da Rede Feminina na Campanha McDia Feliz, o que contribuiu para o cuidado especial com as crianças e adolescentes com câncer em Santa Bárbara, assim como construiu o CeAC-Centro de Apoio à Criança, que hoje é a Sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Seu nome será lembrado por nós assim: Amor ao próximo, força e determinação.
Dona Zezé se foi e nos deixa uma responsabilidade ampliada, por manter os serviços prestados e continuar construindo ações de apoio às pessoas com câncer e suas famílias. Hoje temos duas guardiãs, e das melhores, de lá do céu, intercedendo junto a Jesus por nós, nessa tarefa tão desafiadora: Dona Carmem Prudente e Dona Zezé Mano.
#gratidão além da vida.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos"

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).