Fabiano Pinguim fala de seus planos para a cidade na série de entrevistas da Radio Brasil

Por Redação 29/09/2020 às 22:47

O candidato a prefeito da Coligação “Juntos por Santa Bárbara”, Fabiano Ruiz Martinez, conhecido como Fabiano Pinguim, 37 anos, barbarense, casado, pai de duas filhas, empresário no ramo de transporte, comerciante no segmento de roupa infantil na Zona Leste de Santa Bárbara d'Oeste, ex- vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, foi o entrevistado desta terça-feira (29) no programa especial “Rádio Brasil de Olho nas Eleições 2020” promovido pelo Grupo Brasil Emissoras Aliadas, para que a população  conheça um pouco mais dos candidatos e o que eles estão planejando para administrar a cidade, caso eleitos. Apresentado pelo jornalista Anderson Junque e o radialista Júlio Victorino, o programa tem duração de 50 minutos e, nessa primeira etapa, segue até quinta-feira (01/10) com entrevista de mais dois candidatos: Marcos Fontes e José Antonio Ferreira, Dr. José. 

CONFIRA TRECHOS DA ENTREVISTA DE HOJE

POR QUE SER PREFEITO:

FP: Desde os 21 anos venho me preparando muito para ser o próximo prefeito de Santa Bárbara d’ Oeste. Passei por muitas etapas até aqui, fui vereador em dois mandatos, fui presidente da Câmara, nas eleições de 2014 fui o candidato a deputado mais bem votado da historia de Santa Bárbara d’ Oeste, e o que me credenciou e me da uma preparação e me deixa muito tranquilo, foram  os 4 anos que estive fora  do mandato aqui na cidade, me preparando,  buscando informações, na assessoria do deputado Edmir Cheddid. Eu era representante do deputado em mais de 20 cidades da região e todos os dias nas funções legislativas que cumpria e na assessoria externa, tive contato com todos os prefeitos dessas cidades aqui da região, secretários, vereadores, entidades, santa casa. Eu trouxe para meu plano de governo muitas informações que deram certo na saúde, educação, em muitas áreas. Falo com tranqüilidade porque há muita coisa que deu certo, e precisamos sim copiar, porque se da certo a gente traz para Santa Bárbara. Essa preparação me fez estar tranqüilo para que possa comandar nossa cidade.

ESCOLHA DO VICE-PREFEITO:

FB:  Nosso grupo tinha quatro nomes (vereadores Germina, dr. Edmilson e Jesus Vendedor)  e o cabo Dorigon do Proerd. Tivemos por escolha, em grupo e dialogando o nome do cabo Dorigon para vice na nossa chapa. Conversamos muitos meses, sobre um nome para vice, e essa escolha foi do grupo, veio através do entendimento de todos.

PLANO DE GOVERNO E PRIORIDADES -:

FB: Sempre tenho isso comigo nos meus mandatos que eu estava vereador, e quando você tem esse pensamento, faz parte da sua vida pública, entende que esta ali de passagem,  isso foi experiência fantástica na minha vida.  E isso foi uma experiência fantástica na minha vida, não só ajudar a população, mas votar projetos que contribuem para a minha cidade, mas você esta ali como porta voz da população.  Essa experiência como presidente da Câmara, você administra um orçamento, eu tinha 19 milhões de reais, por exemplo. Ser presidente da Câmara é ser o executivo em formato menor,  porque você faz ali pagamento de fornecedores, licitações , contribui de certa forma com o desenvolvimento da cidade, você tem um orçamento que é público e precisa gerir esse orçamento. Então queira ou não você trabalha de uma forma  administrativa embora em formato menor.  Então essa experiência como vereador, como presidente da Câmara, me deixou muito preparado para ser prefeito da cidade, mais a minha caminhadas nos 4 anos trabalhando fora e visitando essas outras cidades. Ajudou muito na elaboração do nosso plano de governo. Eu falo com muita tranquilidade que boa parte do nosso plano é formado por experiências que deram certo em outras cidades e queremos trazer para Santa Bárbara.  Nosso grupo tem pessoas técnicas daqui da cidade, nos ajudaram na elaboração desse plano, fechando 100% , com experiências de fora e falo com tranquilidade que o plano é muito eficiente e com certeza virá de encontro com as necessidades da nossa população.


PLANOS PARA A EDUCAÇÃO:  

FB:  Precisamos tratar a educação , não só do município, mas do nosso Estado e do país de forma muito especial. É a base de tudo, onde tudo começa.  Hoje nós temos a maior nota da região do Ideb  conquistada pelos alunos. Mas a gente sempre traz essa informação para que as pessoas entendam que isso não foi feito pela administração de Santa Bárbara. Isso se da ao empenho e a dedicação de todos dos professores e profissionais da nossa cidade. Contribuíram  para que isso se torne realidade. Muitas vezes ouvimos relatos de que professores e profissionais da nossa rede traziam estrutura, materiais, da própria casa para dar uma educação melhor. Isso tem que ser reconhecido sim, com certeza nossa equipe, com os profissionais que vamos escolher, iremos manter essa mesma nota e até melhorar se possível. Mas tudo isso é possível dando uma estrutura melhor aos profissionais da educação da nossa cidade. É preciso rever os salários, merecem estrutura melhor, um carinho melhor da secretaria e isso tudo contribui para os alunos da nmossa cidade.  Temos hoje umas das propostas no nosso plano de governo, por exemplo, é ampliar a oferta de vagas na cidade, existe uma fila de mais de 700 crianças esperando por uma vaga. , é necessário fazer reunião com professores e pais de alunos e chegar num ponto de aumentar ou não aqui, o período integral para as escolas. Isso traz uma formação  melhor para os alunos que ficam em período integral, tem seu estudo e tem um tempo de atividades extras que contribui muito no aprendizado.

PLANO PARA A SAÚDE:

FB: A saúde pública de Santa Bárbara vem sendo esquecida  há um bom tempo. Acredito  que faltou um pouco  de prioridade para esse governo nessa área. Temos uma cidade de 200 mil habitantes que não tem um hospital público ainda, não tem UTI Neo Natal, e isso faz muita falta para os moradores.  É necessário que qualquer um dos candidatos coloque no seu plano a construção de um hospital público, mas com muita responsabilidade.  Mas existe uma lógica, que nós não vamos cometer esse erro . Quando você começa a construção de um hospital, de certa forma você aplica dinheiro, investimento, e não é hoje cabível que você inicie a construção de um hospital sem cuidar primeiro do que é básico aqui, sem dar a estrutura que a gente tem. Precisa dar uma estrutura para o pessoal da saúde. Muitas vezes eles não têm culpa do que acontece porque eles passam período sem estrutura para fazer seu próprio trabalho. É preciso diminuir a fila de exames, fila de espera por cirurgias, fila com especialistas, . E voltando ao hospital público, nos temos hoje a Santa Casa, que é a que segura “a bronca” da rede pública. Nós temos 10 leitos de UTI, sendo 5 da Unimed e 5 dos SUS. É inadmissível. É preciso ampliar a oferta de vagas de UTI. Com certeza a construção do hospital, não será no inicio do nosso governo, porque tem que ter um planejamento a médio e longo prazo, precisamos primeiro cuidar do que tem aqui e depois pensar na construção. Mas tentar ampliar e colocar o maior número de vagas. E necessário também que se faça a revisão dos horários dos profissionais de saúde, vamos rever isso.

DIVIDAS/CONTAS REJEITADAS:

FB: Falando de contas rejeitadas aqui, A do atual prefeito quebrou um tabu. Ele tem quatro contas rejeitadas e é a maior da historia,  160 milhões de reais. Ficamos muito preocupados com isso. Qualquer prefeito que entre daqui uns meses, será um desafio para enfrentar essas dividas. É milionária, a maior da historia de Santa Bárbara. Precisamos fazer um levantamento, que se não me engano no mês de novembro cai mais um empréstimo da atual administração e nosso medo é que essa dívida aumente. Mas  é um desafio para qualquer gestor diminuir essa dívida. Falando em recursos, hoje o que acontece em Santa Bárbara, um dos problemas é o TCE ter reprovado as contas é a folha de pagamento inchada. Além de outros problemas apontados, isso é publico no site do TCE e outros.  Mas temos hoje o desafio de baixar a folha de pagamento que hoje chega a quase 55% do orçamento do município comprometido.  Temos no nosso plano baixar essa folha de forma responsável para 47% pelos menos e investir na saúde e outras áreas prioritárias do município. O gasto com a folha de pagamento é de R$ 333 milhões por ano, precisamos corrigir isso com urgência.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:

FB: Essa é uma questão muito pertinente porque antes da pandemia a gente discutia uma cidade e  pós pandemia temos outra discussão para a cidade. E nessa discussão entra o emprego e renda. No nosso plano de governo temo três pilares: a saúde, emprego e renda, e o terceiro é o governo participativo. Eu sou empresário e minha empresa faz 5 meses que não faz viagens, sentindo tudo isso na pele como empresario e comerciante. A pandemia veio para nos deixar uma marca importante, alguns compromissos que devem ser firmados, algo que precisa ser melhorado.  Precisamos de certa forma pensar com muita responsabilidade e isso entrou como segunda prioridade no nosso  plano de governo.  A gente viu um governo que se escondeu, que num período onde as pessoas mais precisaram de convesar o governo não deu voz e vez, aos empresários e precisamos de uma contramão disso, abrir a prefeitura, falar com empresários, pequenos médios e grandes, ver a realidade cada um, voltar a fomentar o comercio com parcerias com a Acisb, com empresários e comerciantes. Rever a nossa lei de incentivo fiscal, se for necessário fazer novo ajuste para fomentar novas e empresas e dar oportunidade para as que já existem aqui.  Estamos vendo com nossa equipe de técnicos a possibilidade de congelamento de algum tributo, se for necessário. É importante para arrecadar, mas antes, é necessário dar emprego à população que ficou desempregada porque com dinheiro a economia volta aquecer e com isso retorna também os tributos para os cofres da prefeitura.  Mas um ponto fundamental  é o dialogo que faltou de forma eficiente nesse período de pandemia. 

PORQUE VOCÊ É A MELHOR OPÇÃO?

FB: Como eu disse, venho desde os 21 anos me preparando para ser prefeito. Sempre tive como um sonho e estou me preparando muito para isso. Tudo que aprendi trago hoje como uma bagagem, para representar a minha cidade. Ser o próximo prefeito é ser também um prefeito que deverá escutar as pessoas, ter um diálogo. Eu trago também no nosso plano de governo o orçamento participativo.  A cidade precisa participar mais do governo e para isso é preciso que a administração abra as portas. O que é esse governo participativo?  No inicio do nosso governo, junto com nossa equipe, vamos dividir a cidade em regiões, e cada região será convidada para participar da reunião do nosso plano de governo. Vão apontar 5 prioridades, vamos elencar e durante o nosso mandato, teremos quatro anos para cumprir.  Acredito que será uma forma diferente, uma forma que o prefeito terá que buscar e trazer voz e vez à população. Estamos preparados para ouvir a população. E o que me deixa preparado é ouvir a população,  que olhem com carinho e entendam que será para um governo participativo, com diálogo, e assim vamos construir um futuro melhor para Santa Bárbara d’ Oeste. 


(Fotos SBNoticias)