Festa Confederada acontece neste fim de semana no Cemitério do Campo

Por Redação 22/04/2019 às 09:54

Com músicas, danças típicas, praça de alimentação e visitantes de várias regiões do Brasil e dos Estados Unidos, a Fraternidade Descendência Americana-FDA, de Santa Bárbara d’Oeste, realiza no próximo domingo (28) a tradicional Festa Confederada, no Cemitério do Campo, que fica na área rural do município.

A expectativa é repetir o sucesso dos anos anteriores, com mais de 3 mil pessoas no recinto da festa, conforme afirmou o presidente da FDA, João Leopoldo Padoveze.


“É muito gratificante, para nós, estar conseguindo fazer uma festa cultural que atrai um grande número de pessoas. Vem gente de várias partes do Brasil, dos Estados Unidos, da Holanda”, afirmou.

A FDA realiza a Festa Confederada desde 1986 para manter viva a memória dos seus ancestrais.  “Temos trabalhado para que o evento seja cada vez mais confortável para os visitantes. Por ser um local um pouco mais remoto, conseguimos  achar um modelo de festa que comporte todos. É um grande piquenique onde todos podem se divertir e comer na praça de alimentação onde tem várias comidas típicas dos Estados Unidos”, disse o presidente.

A Festa terá início às 10h e seguirá até às 17h com programação musical e apresentações de danças típicas americanas. A entrada custa R$ 20,00 e R$ 10 (meia). Crianças até 12 anos acompanhadas de um responsável não pagam. Na praça de alimentação os visitantes vão encontrar frango frito, bisque, hambúrguer, batata frita, cachorro quente, prato confederado (pernil de porco ao molho barbecue),  e outras opções, além de chopp e refrigerante.  Entre as atrações: Folkidance Group, Russo Jazz Band, Texas Flood,  Soul Blues e The New Drunks

A exemplo do ano passado, movimentos sociais de Santa Bárbara e Americana, estão organizando uma manifestação para o dia da Festa Confederada, protestando contra o símbolo confederado. O presidente da FDA, João Leopoldo, disse que o assunto é delicado. “É direito de todos se manifestarem. Eu gostaria de, ao invés de manifestações, tivesse mais diálogo. A FDA sempre foi aberta ao diálogo e a conversar sobre todos os assuntos. Temos uma riqueza de cultura em Santa Bárbara d’ Oeste e podíamos confraternizar e todo mundo celebrar juntos. Mas, se não é o caso, paciência. Espero que corra tudo bem”, afirmou.

O Cemitério do Campo fica na Estrada dos Confederados, a rua Inácia Pinto de Campos, s/n.  Mais informações pelo telefone : 19-3629-1800. 

(Foto: Divulgação FDA)