‘Global Big Day’ registra 60 espécies de aves no bairro Cruzeiro do Sul, em Santa Bárbara

Por Redação 16/05/2022 às 14:01

Santa Bárbara d’Oeste participou no sábado (14), do "Global Big Day 2022", evento mundial para observação de aves, promovido pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos. A empresa Athene - Educação Ambiental, em parceria com o grupo Aves de Santa Bárbara Birdwatching, promoveu o evento levando um grupo de 10 pessoas para observar aves no Sítio do Pajé Rosivaldo, no bairro Cruzeiro do Sul.


Guiados por monitores especializados, o grupo observou e escutou 60 espécies diferentes, como o petrim (Synallaxis frontalis), o barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus), a borralhara (Mackenziaena severa) e o urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus). O grupo ainda pôde desfrutar do conhecimento do proprietário do sítio, o Pajé Rosivaldo, sobre plantas medicinais e a relação do ser humano com o meio ambiente.


O biólogo Matheus Janoto, responsável pelo evento em Santa Bárbara d’ Oeste, informou que a lista de espécies registradas foi enviada para o aplicativo eBird (também da Universidade de Cornell) onde, juntamente com listas de observadores do mundo todo, poderá ser utilizada em pesquisas sobre padrões migratórios, distribuição geográfica, entre outros temas relacionados às aves.

A empresa Athene - Educação Ambiental oferece oficinas de observação de aves para escolas e órgãos públicos, palestras sobre temas ambientais e serviços de guia de observação de aves para pessoas interessadas. Para mais informações acesse o perfil no Instagram @athene.ea.


O grupo Aves de Santa Bárbara Birdwatching promove oficinas gratuitas de observação de aves uma vez por mês nos parques de Santa Bárbara, para mais informações acesse o perfil no Instagram @avesdesbo.