Hospital da PUC-Campinas faz pesquisa de vacina contra a Covid-19

Por REDAÇÃO 30/09/2020 às 19:15


Desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals

O Hospital PUC-Campinas será um dos centros de pesquisa da pesquisa da vacina fase 3, que avalia a segurança e a eficácia da vacinação, contra o Covid-19 no Brasil: a Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 18 de agosto e aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. “O recrutamento das pessoas, será voluntário e iniciará no dia 2 de outubro por meio do formulário disponibilizado no portal do próprio Hospital”, explica o diretor do Centro de Pesquisa Clínica, Danilo Villagelin.

Está previsto chegar cerca de mil doses e a intenção é vacinar por dia 30 pessoas durante 2 meses, sendo uma parte do lote disponibilizada aos profissionais de saúde, alunos e colaboradores da Instituição.

O estudo sob responsabilidade da coordenadora da infectologia do Hospital, Maria Patelli Juliani de Souza Lima, os participantes devem ter idade mínima de 18 anos, podendo ter tido ou não a doença, receberão uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa). A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de ‘duplo-cego’).

O Centro de Pesquisa do Hospital PUC-Campinas possui quase 30 estudos, sendo que 7 são sobre o coronavírus Covid-19, destes 5 já estão em andamento. “Temos a missão de prestar atendimento de qualidade na área de saúde e contribuir para a promoção do conhecimento e da ciência, completa Villagelin.

Existem outras três vacinas sendo testadas em última fase (a terceira) no Brasil aprovadas pela Anvisa:

  • a de Oxford (inglesa);
  • a da Sinovac (Coronavac) (chinesa);
  • a da BioNTech/Pfizer (alemã/americana).

Formulário para participar, o qual será liberado no dia 2 de outubro às 13h: https://www.hospitalpuc-campinas.com.br/pesquisas-clinicas/formulario-vac/