Ipem-SP realizará verificação de radares em cinco avenidas de Santa Bárbara

Por Redação com informações do Ipem 20/04/2023 às 11:02

(Foto Arquivo SBNoticias)

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), fará verificação metrológica em radares instalados em cinco avenidas de Santa Bárbara d'Oeste, na próxima segunda-feira (24), a partir das 9h.

Os locais são: Avenida Santa Bárbara, próximo à rua Humberto Matarazzo; Avenida Laura Santos Machado; Avenida São Paulo, próximo à rua Lorena, sentido bairro/centro; Avenida Corifeu de Azevedo Marques, próximo à rua General Osório e Avenida da Amizade, próximo à avenida São Paulo. A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Piracicaba.

O Ipem é uma autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo. Diariamente, fiscais do órgão realizam a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.         

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.         

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. Em 2022, o Ipem-SP verificou 9.774 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.   

As verificações metrológicas são realizadas com a utilização de uma viatura oficial, dotada de medidor de velocidade de alta precisão previamente calibrado (padrão). Os ensaios são realizados em cinco velocidades diferentes. Após a passagem da viatura pelo medidor, os resultados registrados pelo seu sistema fotográfico são confrontados com os resultados obtidos pelo padrão do Ipem-SP.       

Os medidores aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Se forem reprovados, a empresa responsável pelo medidor é autuada e o equipamento é interditado.         

O Ipem lembra que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://servicos.rbmlq.gov.br/