Julho Verde terá 'Dia D' na Praça Central de SB neste sábado

Por Redação 11/07/2018 às 14:49

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste realizará no próximo sábado (14), a partir das 8h, na Praça Central Coronel Luiz Alves, o Dia D do movimento Julho Verde. A população contará com diversas atividades gratuitas e orientações alusivas à prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço.

Estarão atendendo no local com orientações, representantes do Programa Saúde sem Tabaco, Núcleo AD (Álcool e Drogas), AA (Alcoólicos Anônimos), Saúde Bucal, Setor de Nutrição, Rede Feminina de Combate ao Câncer e AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas).

O público-alvo da campanha são pessoas a partir de 20 anos de idade que apresentem os seguintes sintomas: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal; nódulos no pescoço que não melhoram em 21 dias; rouquidão persistente há mais de 21 dias.

Ações do “Julho Verde” vem sendo realizadas desde o início do mês, com o objetivo de promover atividades de sensibilização e informação no combate ao câncer de cabeça e pescoço, oferecendo à população a oportunidade de diagnóstico precoce, por meio de acolhimento, exame médico, exames complementares e biópsia, quando indicada, com posterior encaminhamento definitivo, além de estimular a interrupção dos hábitos de tabagismo e etilismo.