Notícias


MEIO AMBIENTE

04/07/2022 às 18:30:00

Mais de 4 mil mudas de árvores são plantadas durante o Mês do Meio Ambiente em Santa Bárbara


(Foto: Divulgação PM SBO)
Santa Bárbara d´Oeste encerrou o mês do Meio Ambiente com saldo positivo de 4.100 mudas de árvores plantadas, entre os dias 1º de junho e 3 de julho (data do último evento alusivo ao mês). Além do plantio, foram realizados diversos eventos, ações de conscientização e promoção da sustentabilidade. Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Prefeitura e demais parceiros uniram esforços com o objetivo de atingir todas as camadas da população barbarense, com as principais temáticas ambientais dentro do contexto municipal.


Os plantios de mudas de árvores foram realizados na abertura do Mês do Meio Ambiente - em ato que contou com a presença do prefeito Rafael Piovezan -, em ação de funcionários da empresa Denso no Parque dos Ipês, com o grupo Pedala SBO, com alunos da Escola Estadual “Alcheste de Godoy Andia”, além dos executados pelo DAE, na recuperação de Áreas de Preservação Permanente e arborização urbana. No domingo (3) o último plantio alusivo ao mês aconteceu com o Pedal Cultural Sustentável “Conhecendo a Cidade com Novo Olhar”, reunindo o coletivo “Pedala SBO” e demais grupos de pedal da cidade.

Entre os eventos ocorridos destacam-se também os voltados à educação ambiental que beneficiaram centenas de crianças. Foram encontros de formação organizados pela Secretaria de Educação e DAE (Departamento de Água e Esgoto) para Educação Ambiental e Nutricional. Ao público adulto e abertos à população também ocorreram ações como o Projeto Bacia Caipira, cursos Birdwhatching de observação de pássaros, cursos de Cultivo de Orquídeas, de Poda de Árvores Urbanas, palestras e e encontro com produtores rurais.

Além disso, o GPA (Grupo de Patrulhamento Ambiental) teve papel ativo, promovendo a Campanha Fumaça Preta que abordou cerca de 150 veículos, informando os proprietários de veículos movidos à óleo diesel sobre o uso e manutenção adequada dos motores para diminuir a poluição.

As ações de conscientização intensificadas no mês do meio ambiente, em alusão ao 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, seguem em diversas frentes em Santa Bárbara d´Oeste, construindo hábitos e políticas públicas que promovem sustentabilidade.

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).