Morre aos 75 anos Piet Schoenmaker, símbolo da Expoflora

Por REDAÇÃO 12/01/2020 às 14:30

Piet Schoenmaker, a figura icônica da maior exposição de flores da América Latina e da própria cidade de Holambra, morreu na noite deste sábado (11), aos 75 anos, no Hospital Madre Theodora em Campinas (SP). Ele lutava contra um câncer.

Piet chegou ao Brasil em meados de 1959 com sua família. Na época, ele tinha apenas 15 anos e não fazia ideia de quem se tornaria. Homem simples, pacato e acostumado com a vida no interior, teve uma reviravolta ao se apaixonar pela arte da dança, que o movia até seu falecimento. Esta é a responsável por colocá-lo como a “cara” da Expoflora.

Como a maioria dos holandeses que chegaram ao Brasil, Piet começou a reconstruir a vida com a família trabalhando como produtor. Inclusive, na primeira edição da Expoflora, ele já estava lá, mas não como dançarino e sim como um expositor agrícola.

Conhecido por ser alto astral e por se divertir dançando, no ano seguinte Piet foi convidado para se apresentar na Expoflora com um grupo de dançarinos. Como ele já dançava, foi proposto que ele ensaiasse um grupo de jovens e levasse para Expoflora um pouco da cultura holandesa através de danças folclóricas e é claro que ele aceitou o desafio.

Piet e a dança

A primeira propaganda feita com a imagem de Piet foi um cartaz em tamanho real. Ele levou um susto e naquele momento, ocupado com outras coisas, não tinha ideia do que estava por vir e que viraria uma pessoa ainda mais conhecida. Depois de 38 edições do sucesso da Expoflora, Piet se orgulhava de fazer parte da história do festival, mas acima de tudo ele mostrava ter amor pela dança e pela Cidade das Flores.

Foi por passar ensinamentos como inclusão, amor e harmonia através da arte da dança que Piet recebeu em 2016, uma escultura em sua homenagem na entrada da Cidade das Flores. A vida, a dança e a forma de enfrentar os problemas é o que fez dele um exemplo de ser humano e com que ele seja querido e lembrado por todos. Sepultamento está marcado para as 17h no Cemitério Municipal de Holambra.

Com informações Portal Holambrense

COMUNICADO EXPOFLORA

"É com muita tristeza que a Expoflora comunica o falecimento de seu eterno “embaixador” Piet Schoenmaker, na noite deste sábado (dia 11), às 22h25, aos 75 anos, no Hospital Madre Theodora em Campinas (SP). Ele lutava contra um câncer. O velório acontecerá hoje (domingo, dia 12) partir das 13h no Parque da Expoflora. O sepultamento ocorre às 17h no Cemitério Municipal de Holambra.

Holandês de nascimento, mas brasileiro de coração, como costumava ressaltar, Petrus Wilhelmus Jozef Schoenmaker migrou com a família para o Brasil em outubro de 1959, quando tinha apenas 15 anos de idade. Trabalhou como agricultor na fazenda Terra Viva, de propriedade dos Schoenmaker, responsável pela introdução das primeiras flores em Holambra – os gladíolos, popularmente conhecidos como Palma de Santa Rita.

Para manter suas raízes, foi um dos mais importantes pesquisadores da música, da dança e do folclore holandês, repassados para as gerações seguintes por meio dos grupos de danças holandesas que formou na antiga colônia, hoje conhecida como Holambra, cidade que é a junção dos nomes Holambra, América e Brasil.
O grupo de dança de Holambra é o único no mundo a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda, graças a um intenso trabalho de pesquisa realizado pelo professor Piet Schoenmaker. O repertório mostra coreografias que datam de 1600 até a atualidade.

As danças, apresentadas por integrantes de diferentes idades, são apresentadas de hora em hora durante a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que acontece em Holambra, entre agosto e setembro, e recebe anualmente cerca de 300 mil visitantes a cada edição.

De costumes simples, vozeirão imponente e risada inesquecível, foi por meio do Grupo de Danças que Piet passou a ser conhecido pelo grande público. Com seu barulhento par de tamancos amarelos, andava por todo o parque conversando com o público e sendo assediado a cada instante para fotos e selfies pelos turistas que o cercavam pelo caminho, sob os olhares pacientes da esposa Ank. Nunca negou uma foto, um abraço, um beijo, um carinho para as pessoas de todas as idades que o requisitavam.

Assim se tornou o ícone, o símbolo, o embaixador da Expoflora. Para homenageá-lo, a organização da Expoflora e a Cooperativa Veiling de Holambra farão hoje, durante o seu enterro, uma Chuva de Pétalas especialmente para ele. Que a família Schoenmaker sinta-se acolhida e confortada pelo carinho e pelas orações de toda a nossa equipe".