Obras do Horto de Plantas Medicinais da Emefei “Anália” avançam

27/10/2021

A obra do Horto de Plantas Medicinais da Emefei "Anália de Lucca Furlan", no Cruzeiro do Sul avança. São 21 canteiros para o cultivo de plantas medicinais, hortaliças, plantas condimentares e aromáticas entre outras, em mais de 100 metros quadrados de construção. O horto terá também uma composteira para reciclagem de resíduo orgânico em adubo.

O Horto de Plantas Medicinais será utilizado pelos alunos da rede municipal e estadual, além da comunidade. O projeto contempla paisagismo, com plantio de árvores, além de instalação de piso intertravado para o melhor fluxo de pessoas entre os canteiros, rampa de acessibilidade para Pessoas com Deficiências e público geral, além de bancos.

O PROJETO: 

A “Escola de Plantas Medicinais” começou a ser desenvolvida em 2013 por meio do projeto “Horta e Jardim Medicinal: Espaços Saudáveis na Escola” e envolveu diversos parceiros, capacitações e troca de experiências. Inaugurado em dezembro de 2016 na Emefei “Maria Augusta de Canto Bilia”, no Parque Planalto, o primeiro horto recebeu o nome da médica sanitarista “Drª Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães” conhecida por atuar em favor da educação e melhoria na qualidade de vida da população.

No local, crianças de 3 a 10 anos conhecem os benefícios das plantas, semeiam, colhem, preparam receitas, experimentaram e propagam tudo isso na comunidade, semanalmente. Inscrito entre 18 projetos do mundo todo, a “Escola de Plantas Medicinais” foi o primeiro lugar no quesito Inovação da Fundação Antenna, da Suiça. Com o passar dos anos, o projeto expandiu e existe no NEA (Núcleo de Educação Ambiental “Fioravante Luiz Angolini”) e diversas escolas municipais.

O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Viveiro Municipal, Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), DAE (Departamento de Água e Esgoto), entre outros

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados