Pacientes de SB são transferidos para o Hospital de Campanha do Ibirapuera

Por Agência Brasil/Redação 12/07/2020 às 11:03

Pacientes com a Covid-19 de Santa Bárbara d’Oeste já são transferidos para o Hospital de Campanha do Ibirapuera, em São Paulo. O anúncio que a unidade passaria a atender vítimas com o novo coronavírus da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi feito no dia 08 pelo governador João Dória (PSDB).

Segundo informações, os pacientes de Santa Bárbara d’Oeste foram encaminhados pela Prefeitura Municipal e eles estariam internados anteriormente no Pronto-Socorro Dr. Edison Mano. Tratam-se de dois idosos e um deles estaria em estado grave, precisando de respirador, sendo que ambos necessitariam de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

 A falta de vagas para pacientes em situação grave da Covid-19 em Santa Bárbara d’Oeste já foi questionada e gerou revolta algumas vezes por familiares dos pacientes. O Hospital de Campanha do Ibirapuera foi instalado no Ginásio do Ibirapuera no dia 1º de maio deste ano e tem 240 leitos de enfermaria e 28 leitos de estabilização (equipados com recursos para tratamento de pacientes mais graves) para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Os hospitais de campanha recebem pacientes com sintomas de covid-19 de baixa e média complexidade, transferidos dos equipamentos de saúde. No caso do Ibirapuera, ele recebia, até então, pacientes de unidades de saúde da capital e da região metropolitana. Mas, com a diminuição de casos da Covid-19 na capital e na região metropolitana – e com o aumento expressivo pelo interior do estado, o hospital do Ibirapuera vai agora ajudar a absorver essa demanda.

Conforme o último balanço divulgado pela Administração Municipal,  Santa Bárbara d’Oeste contabiliza 955 casos positivos de coronavírus e 31 óbitos. Já pelos dados do Estado de São Paulo, são 990 casos positivos e 31 óbitos.