Notícias


GERAL

12/12/2017 às 13:29:00

RFCC entrega certificados das oficinas oferecidas no Espaço Dona Rosinha Wakabara


Mais de 80 pessoas participaram na tarde de ontem (11) do ato de entrega dos certificados a alunos e voluntários das oficinas e cursos oferecidos neste ano pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d\' Oeste. O evento foi realizado no Espaço Dona Rosinha Wakabara, no bairro Santa Terezinha e além da entrega de certificados de reconhecimento, e de participação das oficinas e cursos, contou com apresentação de dança do ventre, inauguração do Jardim Sensorial e Horta Suspensa e ainda um café da tarde, com entrega de mimos confeccionados pelas voluntárias.

Foi uma ação inédita da Rede Feminina de Combate ao Câncer, conforme explica a superintendente da instituição, Carla Eliana Bueno. \"Foi uma ação inédita realizada pela Rede Feminina alusiva às realizações das voluntárias que fizeram diferença no segundo semestre de 2017 e o objetivo é reconhecer essas voluntárias de impacto para a instituição, divulgar a causa do câncer, mobilizar diferentes públicos e principalmente potencializar ações de qualidade de vida para a prevenção do câncer\".

O Jardim Sensorial e a Horta Suspensa foram viabilizados em parceria com voluntários da APASB-Associação Pró-Meio Ambiente de Santa Bárbara d´Oeste, representados pela professora Dionéia Fronza e pelo ambientalista Paulo Bachin. Esse trabalho faz parte do Projeto da Apasb denominado \"Plantando na Comunidade\". No jardim foram plantadas flores, ervas medicinais e aromáticas, em pneus e garrafas pet, como forma de reaproveitamento do lixo descartado, objetivando diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. Os produtos da horta serão consumidos pela instituição e o jardim sensorial pode ser visitado pela comunidade.

O Espaço Rosinha Wakabara é uma extensão da Rede Feminina e foi inaugurado em 23 de junho deste ano através de uma parceria com a Associação dos Rotarianos. Em seis meses foram oferecidas 93 oficinas com a participação de 635 pessoas. Carla Bueno ressaltou que a proposta inicial do Espaço Dona Rosinha Wakabara foi implementada para capacitação de portadores de câncer e seus familiares, todavia, a aceitação foi de toda a comunidade. \"Hoje conseguimos certificar 46 pessoas, sendo diversas delas em mais de uma oficina. Estamos muito felizes com a adesão de tantos voluntários, sejam monitores ou participantes das oficinas e juntar, monitores e participantes das oficinas, em um único evento. Com certeza contribui para uma inspiração ainda maior para que eles voltem em 2018 e incentivem outros a participarem\", disse. Ela também aproveitou para agradecer todos os voluntários que contribuíram para a reforma e operação do Espaço Dona Rosinha Wakabara, participantes das oficinas, apoiadores da causa do câncer e parceiros, como a Associação dos Rotarianos de Santa Bárbara d´Oeste e o Instituto Ronald McDonald.

As oficinas oferecidas no Espaço são gratuitas. Neste ano foram ministradas aulas de: Manicure, Design de Sobrancelha, Pedraria em Chinelo, Bordados em Geral, Tricô, Crochê, EVA. Para o primeiro semestre de 2018, segundo a superintendente, serão mantidas as oficinas de Tricô, Crochê, Bordados em geral, Manicure e serão inseridas as oficinas de patchwork, curso de Inglês e de inclusão digital. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 15 de janeiro de 2018, das 08h às 16h, pessoalmente, no Espaço Dona Rosinha, que fica à Rua Pedro Alvares Cabral, 348 - Bairro Santa Teresinha, ao lado da Escola Rosa Lee, paralelo à Avenida Tiradentes.

COMENTÁRIOS (Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SBNotícias).