Reinventado por Luxemburgo, Felipe Melo se firma como zagueiro no Palmeiras

31/03/2020

Desde que assumiu o comando técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo promoveu algumas mudanças de posicionamentos de jogadores que já estavam no elenco. Dentre eles, Felipe Melo foi recuado para a zaga e se firmou como titular ao lado de Gustavo Gómez, trazendo maior qualidade para a saída de bola do Verdão.

Mesmo antes do início da temporada, Luxemburgo já tinha a ideia de testar o camisa 30 como zagueiro, mas garantiu que só tomaria a decisão depois de conversar com Felipe Melo. O veterano dialogou com o treinador e entendeu que poderia render melhor em uma nova função na equipe.

Um dos aspectos que motivou a mudança de posição do jogador de 36 anos foi a preocupação de Luxemburgo com os cartões amarelos. Na visão do técnico, jogando alguns metros atrás, Felipe Melo não teria que correr tanto e, ao mesmo tempo, não precisaria fazer tantas faltas.

Além disso, o técnico do Palmeiras buscou soluções para qualificar a saída de bola da equipe. Como o camisa 30 tem um bom passe e facilidade para encontrar companheiros avançados com lançamentos, Luxa passou a posicioná-lo ao lado de Gustavo Gómez.

Apesar de não ter diminuído a quantidade de cartões amarelos recebidos neste ano, Felipe Melo de fato trouxe maior qualidade à saída de bola do Palmeiras. De acordo com o Footstats, o veterano é quem mais acerta lançamentos no time no Paulistão (26 em oito jogos). Além disso, o agora zagueiro tem uma média de 45,5 passes certos por partida no estadual, com um aproveitamento de 98,1% nas tentativas de passes.

Felipe Melo tem contrato junto ao Palmeiras até o final de 2021. Desde que chegou ao clube, em 2017, o jogador disputou 143 partidas pelo Alviverde, com 11 gols marcados. O Pitbull conquistou o Campeonato Brasileiro de 2018 pelo Verdão.

COLUNA SOCIAL

©2016 SBNotícias. Todos os direitos reservados