SB reduz intervalo da 2ª dose da AstraZeneca para oito semanas a partir desta quinta

Por Redação com informações da PM SBO 28/10/2021 às 09:16

(Foto: Arquivo Divulgação PM SBO)

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste antecipa de 12 para oito semanas (56 dias) o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (28).

Sem necessidade de agendamento, pessoas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca há 56 dias ou mais já podem procurar de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9 às 16h30, os ginásios municipais “Djaniro Pedroso” (Rua Prudente de Moraes, 250, Centro), e “Mirzinho Daniel” (Rua Bororós, s/nº, Jardim São Francisco), e a Casa de Maria (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras).

Já o prazo recomendado entre a primeira e a segunda dose da Pfizer/Biontech segue de 21 dias para adultos (acima de 18 anos) e 8 semanas (56 dias) para adolescentes de 12 a 17 anos e da Coronavac/Butantan entre 14 e 28 dias.

Prazo para viajantes ao exterior

A Secretaria de Estado da Saúde, conforme orientação do Ministério da Saúde recomenda aos municípios que, em caso de comprovação de agendamento de viagem ao exterior, adotem os seguintes prazos entre a primeira e a segunda dose dos imunizantes:

Pfizer/Biontech: seguir o intervalo de 21 dias para a realização da segunda dose independente da faixa etária (inclusive para adolescentes).

AstraZeneca/Oxford: antecipar o intervalo para no mínimo 28 dias (4 semanas) para a realização da segunda dose.

Coronavac/Butantan: Seguir o intervalo mínimo de 14 a 28 dias para a realização da segunda dose. No caso da pessoa ter tomado as duas doses da vacina e ter como destino países cujos órgãos regulatórios não incluem ainda este imunizante na sua lista de vacinas autorizadas, uma dose adicional de outro imunizante poderá ser administrada, com intervalo mínimo de 28 dias após a segunda dose. É necessário apresentar algum documento comprovando que o país de origem não incluiu o imunizante da Coronavac, até aquele momento, na sua lista de vacinas autorizadas.

A antecipação para viajantes ao exterior, de qualquer imunizante, somente ocorrerá se no ato da vacinação o viajante apresentar comprovação da referida viagem, indicado por meio da passagem por transporte aéreo, terrestre ou portuário.

Documentação

Para a aplicação da segunda dose a pessoa deve apresentar documento com foto, CPF e o cartão de vacinação. Importante ressaltar que em alguns casos as pessoas podem deixar de tomar a segunda dose por alguma contraindicação de momento, mas que após esse impedimento temporário devem completar o esquema vacinal o mais rápido possível.

Em caso de dúvidas gerais sobre a vacinação contra a Covid-19 no Município, a pessoa pode entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, pelo telefone 3455.1654.