Serviço de Achados e Perdidos dos Correios de SB cadastrou mais de 2,5 mil documentos em 2019

Por Redação 25/02/2020 às 15:16

Durante feriados prolongados e festas populares, quando há o aumento no trânsito de pessoas e aglomerações, a perda de documentos pessoais é bastante comum. Para ajudar o cidadão a localizá-los, os Correios oferecem o serviço de Achados e Perdidos. Muita gente não conhece esse serviço, e não sabe que os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer agência.

 

No ano passado, foram cadastrados mais de 196 mil documentos em todo o Brasil. Desses, cerca de 5 mil foram devolvidos. Só em Santa Bárbara d’ Oeste, foram cadastrados 2.518 documentos perdidos, como RG, CNH, certidão de nascimento, entre outros. O problema, é que as pessoas que perdem, não procuram o serviço de Achados e Perdidos nos Correios. Com isso, os documentos ficam retidos por um período de 60 dias e após esse prazo, são devolvidos nos órgãos responsáveis pela emissão.

 

Lizandro de Souza, gerente da agência central dos Correios de Santa Bárbara, que fica na rua Dona Margarida, 930, explicou que as pessoas que encontram documentos na rua, podem entregar na agência, ou nas caixinhas de Correio espalhadas pela cidade ou ao carteiro. “Os documentos que chegam na agência são cadastrados e esse cadastro fica disponível para as pessoas procurarem no site dos Correios ou pelo fone 3003-0307, com nome e número do documento que o cidadão perdeu.  Ele pode fazer a busca e identificar onde estão esses documentos no link do site dos Correios no “Atendimento Achados e Perdidos”, colocando o tipo de documento e o nome da pessoa que perdeu”.

 

Lizandro de Souza, explicou ainda que quem perdeu os documentos pode retirar em uma agência centralizadora do Estado ou na unidade indicada pelo após contato com a estatal. O documento perdido é entregue somente ao próprio interessado ou representante legal devidamente reconhecido, mediante uma taxa de R$ 5,95 por retirada. A taxa se refere ao custo de recebimento, registro, guarda e procedimentos de entrega do documento. Para a entrega de vários documentos a uma mesma pessoa, é cobrada uma única taxa. Documento de menores de 18 anos deve ser retirado apenas pelos pais ou responsáveis, mediante a apresentação de um documento de identidade. 

 

“É interessante que as pessoas que encontram documentos perdidos tragam para nós nos Correios. Vamos fazer o cadastro, e fica disponível 60 dias a nível nacional. Às vezes, a pessoa não é da cidade e consegue enxergar o documento no site a nível nacional. Então peço que as pessoas que encontrarem tragam para nós nos Correios para o cadastro”, completou o gerente.  

 

O serviço de Achados e Perdidos cadastra  apenas documentos. Outros objetos como bolsas, carteiras e assemelhados não são aceitos. Cartões de débito e de crédito poderão ser recebidos e entregues, desde que acompanhados de outro documento do mesmo cliente.

 

Para saber se o documento perdido foi encontrado e está em uma agência de Correios, é preciso acessar o endereçohttp://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm ou entrar em contato com a Central de Atendimento Correios – CAC nos telefones: 3003 0100 (Capitais e Região Metropolitanas); 0800 725 7282 (Demais localidades); 0800 725 0898 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva).

 

Balcão do Cidadão – O serviço Achados e Perdidos é mais uma conveniência disponível nas agências dos Correios. A empresa já presta vários serviços ao cidadão, como a emissão, regularização e alteração de CPF; emissão de certificado digital; e entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT). Por meio da iniciativa Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços, por meio da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.

 (Foto Divulgação Correios)