TJ concede liminar à Apeoesp e entidades e suspende reforma previdenciária de Piracicaba

Por REDAÇÃO 08/08/2020 às 13:38


O Tribunal de Justiça de São Paulo deferiu a liminar pleiteada pela Apeoesp e demais entidades suspendendo os efeitos da Reforma da Previdência da Prefeitura de Piracicaba. O despacho foi dado ontem (7) pelo relator Antonio Carlos Malheiros. 


NO ESTADO


A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), em conjunto com a AFUSE, CPP e APASE, ingressou na Justiça com ação coletiva para obter a anulação do Decreto 65.021, de 19/06/2020, do governador João Doria, que regulamenta a dispositivo da lei complementar 1354/2020. Essa medida do governador, agora questionada na Justiça, permite que a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas passe a ser feita sobre os valores que excedem o valor do salário mínimo (R$ 1.045,00), em vez de incidirem sobre o que exceder o valor do Teto do RGPS (atualmente R$ 6.101,06).


A presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), diz acredita que “a união das quatro entidades dará mais força ao processo. Essa nova cobrança ocorre quando o Estado declara déficit atuarial na previdência estadual, o que já fez, e começará a ser efetivada no pagamento de setembro”, diz.


Bebel lembra que a Apeoesp  lutou de novembro de 2019 a março de 2020 contra a reforma da previdência de Doria, enfrentando feroz repressão policial e as manobras do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris, e bancada governista. “A reforma foi aprovada por diferença de apenas um voto no primeiro turno e dois no segundo turno. Hoje, tramitam na Justiça duas ações de inconstitucionalidade do nosso sindicato e, agora, ingressamos com mais essa ação focada no decreto do governador”, conta a parlamentar.

A presidenta da Apeoesp também diz que no caso de  qualquer professor ou professora desconfie ou constate algum erro na cobrança das alíquotas da previdência, deve imediatamente procurar o departamento jurídico na subsede da Apoesp de sua região. Em Piracicaba, a Subsede fica na rua Alferes José Caetano, 968 e o telefone é o  3422-0869.