União Barbarense completa hoje 106 anos de história

Por 22/11/2020 às 21:34

Fundado no dia 22 de novembro de 1914, inicialmente com o nome de União Foot-Ball Club, a equipe de Santa Bárbara d'Oeste teve diversos nomes até chegar ao que ostenta atualmente. Em 1918 passou a se chamar Athlético Barbarense Foot-Ball Club e, um ano depois, se chamou Sport Club Athlético Barbarense. No ano de 1920 o clube se fundiu com o 7 de Setembro da Fazenda São Pedro e, mais uma vez, alterou seu nome: Sport Club União Agrícola Barbarense. Por fim, ainda naquele ano, passou a portar a denominação que tem até hoje: União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

No ano seguinte da definição do nome, em 1921, o União Barbarense se registrou na APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), que comandava o futebol do Estado. Vinte anos depois, em 1941, filiou-se à Federação Paulista de Futebol, ainda como amador, e no ano seguinte passou a ser membro da LBF (Liga Barbarense de Futebol), entidade do município de Santa Bárbara d'Oeste.

Apenas em 1964 é que o clube se profissionalizou nos quadros da Federação Paulista de Futebol e sua estreia não foi das mais felizes diante de Alumínio: derrota por 3 a 1 em partida válida pela 3ª Divisão de Acesso. Nesta partida, o autor do primeiro gol da equipe como profissional foi o atacante Mané de Campos. Três anos depois, o União decidiu adotar o “Leão da 13” como mascote do clube, em homenagem aos torcedores fiéis que apoiavam com garra o time (como leões) e à sede do clube, na Rua Treze de Maio.

O centenário União Barbarense carrega em sua história os títulos da Liga Barbarense de Futebol 1946, Taça Cidade de Santa Bárbara 1957, 1961 e 1963, Campeonato Paulista – Série A3 1967, Campeonato Paulista – Série A2 1998, Campeonato Paulista do Interior  1999 e Campeonato Brasileiro – Série C  2004.

Estádio

O União Barbarense realiza as suas partidas no Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, que hoje possui capacidade para abrigar mais de 13.500 torcedores.

O Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães é um estádio de futebol localizado na cidade de Santa Bárbara D'Oeste, no estado de São Paulo. Seu nome foi dado em homenagem a um ex-presidente e patrono do clube. O nome correto do estádio é Antonio Guimarães, porém a imprensa falada prefere chamar o estádio de Antonio Lins Ribeiro Guimarães, nome completo do patrono e ex-presidente, por achar mais "sonoro" e acabou sendo utilizado pelos demais profissionais do ramo esportivo.

Foi inaugurado em 21 de maio de 1921 e seu primeiro jogo foi União Barbarense 3 a 1 contra o Concórdia FC de Campinas.

Durante anos o estádio foi beneficiado por inúmeras reformas, como a que substituiu as antigas arquibancadas de madeira para até hoje em pé arquibancadas de concreto ladeando a Vila Aparecida e o lance que hoje pertence as cadeiras numeradas ao lado dos muros da EE Américo Emílio Romi.

Em 1996, o estádio do União Agrícola Barbarense foi novamente ampliado para poder receber os jogos da então 3ª divisão da série A do Campeonato Paulista e futuros jogos de torneios nacionais. O estádio está localizado na rua 13 de Maio, 1269 em Santa Bárbara D'Oeste.

O estádio possui uma proximidade extrema entre as arquibancada e o gramado, que atualmente está em apenas 1,0 metro de distância, por isso é chamado de "jaula do leão" e "caldeirão da 13 de Maio." Em Novembro de 2012, de posse da tabela do Paulistão 2013, o jornal "A Folha de S.Paulo", ao divulgar as datas e horários dos jogos da primeira rodada do campeonato União Agrícola Barbarense Futebol Clube, referiu-se ao estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, como "A Toca do Leão". Ao lado do folclórico estádio do Juventus da rua Javari em São Paulo, é considerado o último caldeirão do futebol paulista, um orgulho ao torcedores do União Agrícola Barbarense, que não admitem deixar o local.

Derby

União Barbarense faz um dos mais acirrados clássicos do interior paulista contra o Rio Branco de Americana, em um jogo que é chamado localmente de Derby. Seus jogos são marcados por muita tensão entre os times e, principalmente, entre as torcidas, não sendo incomum a ocorrência de conflito entre os torcedores.

Torcida 

Além de seus torcedores apaixonados, A TUSB (Torcida Uniformizada Sangue Barbarense) é a principal e maior torcida do União Barbarense. A sua data de fundação é 11 de novembro de 1984. E seus fundadores: são, Carlos Dalberto Festa, Gilson da Silva Gomes, e Pedro Valdemar Vitti. Surgiu do interesse de se formar uma Torcida Uniformizada para o União Agrícola Barbarense F.C.. Os trabalhos foram iniciados pelos dirigentes da Torcida, com a confecção de uma faixa de 10 metros e 20 camisas bordadas na cores alvinegras, com o nome da facção "TUSB".

Mascote

O número 13 do mascote do União Barbarense é uma referência à Rua Treze de Maio, local onde está instalado o estádio e a sede do clube. Neste mesmo endereço funcionava também, no ano de 1967, a sede de uma torcida apaixonada pelo União Barbarense. Não deixavam de apoiar a equipe em nenhum momento. O apelido de "Leão" se deve à garra destes torcedores. A partir daí, o União Barbarense passou a ser chamado de Leão da 13.

A Rádio Brasil, AM 690Khz, há 65 anos acompanha os passos do alvinegro União Barbarense, aonde quer que esteja, a Rádio Brasil também estará.

Parabéns ao União Agrícola Barbarense Futebol Clube, pelos 106 anos de história, vida longa para o Leão da 13.