No primeiro semestre de 2020, a Fundação Procon-SP
registrou 121.173 reclamações relacionadas às compras pela internet, um
crescimento de 55% em comparação a todo o ano de 2019, que totalizou 78.419
demandas.
As questões mais reclamadas são demora ou não entrega do produto, com 31.614 registros, seguidos por problemas com cobrança (10.559 reclamações).
No primeiro semestre de 2019 foram 33.628 atendimentos e, no segundo, 44.791, somando 78.419 registros. Os principais problemas se repetiram: demora ou não entrega do produto (19.124) e problemas com cobrança (5.605).
Em tempos de quarentena, em que o comércio ficou temporariamente fechado, as compras online se tornaram uma opção fundamental para que a população pudesse manter a compra de itens necessários.
Independentemente do aumento da demanda, de acordo com o
órgão estadual, o consumidor não pode ser prejudicado, os fornecedores não
podem pensar apenas em vender e devem investir mais no pós-venda para que não
haja desequilíbrio na relação de consumo.