Largo da Matriz de Santa Bárbara em 1909

06/01/2021

Ao fundo a Igreja construída e dedicada a Santa Bárbara por Dona Margarida da Graça Martins, a “Fundadora da cidade”.

O terreno foi doado por Dona Margarida para a Cúria Paulistana. Antes, conforme depoimentos, tínhamos grandes árvores no entorno de toda Igreja e da Praça. Aliás, nesse local ao lado da igreja, havia o primeiro cemitério da cidade. A construção da primeira praça, essa que chegou até os anos de 1920 cercada com arame farpado, deve ter sido construída a mando do intendente José Gabriel de Oliveira, em 1896.

A construção da torre da Igreja Matriz teve início em 1911, com as campanhas e, só por volta de 1918 é que ela estava pronta, externamente. Internamente foi sob o comando do vigário Padre Nicopelli, depois de 1922. Só em 1925 é que a Família de Cillo doou o relógio, que fora importado da Itália.

Mais tarde o Padre Nicopelli, com a grande ajuda do Cel. Luiz Alves da Usina Santa Bárbara,  inicia a grande reforma da igreja e, mesmo com a morte do Coronel, em 4 de dezembro de 1936, a Usina continuou doando os tijolos e uma quantia em dinheiro. A grande festa de reinauguração ocorreu em 27 de abril de 1941, com a presença de D. Francisco de Campos Barreto, Bispo da Diocese de Campinas.