Biblioteca Central registra público de 87 mil pessoas

Por Divulgação 31/12/1969 às 21:00

A Biblioteca Pública Municipal Maria Aparecida de Almeida Nogueira (Central) de Santa Bárbara d'Oeste, mantida pela Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou nesta quinta-feira (20) o balanço de fim de ano. De janeiro a novembro de 2012, foi registrado público de cerca de 87 mil pessoas, com 28.800 empréstimos de livros.

A bibliotecária Roseli Tassi Tureta destacou que foram 800 novas inscrições, além da inclusão no acervo de 1.850 livros. "Sempre se ouve falar que, com os e-books (livros eletrônico), iria haver uma queda de leitores nas bibliotecas, porém a movimentação foi muito boa", disse.

Roseli ressaltou que parte deste público se deve à atualização constante do acervo. "A atualização é fundamental. Pela experiência, sabemos o que o leitor gosta de ler. Além disso, os frequentadores da biblioteca podem indicar livros", disse. A bibliotecária também ressaltou que outro ponto positivo é quantidade de periódicos. Segundo ela, estão disponíveis 21 títulos de revista e 10 de jornais.

Entre os 10 livros mais retirados entre janeiro a novembro deste ano destacam-se romances e autoajuda. Entre eles, figuram três escritores brasileiros: Jô Soares, com o livro As Esganadas; Dráuzio Varela, com Os Carcereiros; e o padre Reginaldo Manzotti, com o livro 20 Passos para a Paz Interior.

De escritores internacionais, foram mais procurados os livros de Oliver Bowder (Assassin's Creed: Irmandade); Suzanne Collins (Jogos Vorazes); L. J. Smith (Círculo Secreto); William P. Young (A Cabana); Pittacus Lore (Eu sou o Número Quatro); Nicholas Sparks (Um homem de sorte) e Nora Roberts (Regressos).

A Biblioteca Pública Municipal Maria Aparecida de Almeida Nogueira está localizada na Rua João Lino, 362 - Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas e, aos sábados, das 9 às 12 horas. Informações pelo telefone (19) 3454-1605.