'Carnaval DuzEnta' reúne 38 mil em três dias, estima Prefeitura

Por Redação/Divulgação 26/02/2020 às 14:43

A edição 2020 do S.Bárbara Carnaval DuzEnta registrou recorde de público rotativo de 38 mil pessoas durante os três dias de evento (de 22 a 24), pelas ruas da cidade nos blocos e na Praça Central da cidade, conforme informou a Prefeitura. O evento reuniu famílias, foliões de várias cidades da região e do Estado, tradição e muita nostalgia e foi marcado pela segurança, pacificidade, organização e harmonia.

Os blocos de rua cumpriram o objetivo de animar e tomar as vias de Santa Bárbara. O maior, o Bloco das Bárbaras, no seu quinto ano de realização, reuniu 10 mil pessoas na Praça Dona Carolina, na Avenida Monte Castelo, rumo à Praça Central. A animação não foi diferente para os demais grupos. O Cordão Amigos Seresteiros abriu a programação com o Pré-Carnaval, no dia 15, do Museu da Imigração à Estação Cultural, trazendo as tradicionais marchinhas cheias de trompetes, batuques da velha guarda e muitos confetes.

Já no fim de semana do Carnaval, sábado (22), domingo (23) e segunda (24), as ruas de Santa Bárbara foram agitadas com o Bloco do Roque, Bloco do Traquitana, Bloco Apareceu a Margarida, O Bloquinho, Bloco do Durva, Bloco Animais Têm Voz, Bloco do Beco e Bloco das Bárbaras, passando por pontos turísticos importantes da cidade, como Museu da Imigração, Estação Cultural, Alameda dos Seresteiros, ETA 1, Praça Dona Carolina e, por fim, Praça Coronel Luiz Alves, a Praça Central.

Exceto dos Animais, todos os demais grupos dispersavam na Praça Central que contou com bandas com diversos hits do Carnaval, como Grupo Alto Astral, Sambambas, Estação Quilombo e Grupo Tô Suave, além de foodtrucks com Bang Food Truck, Don Papas Mexicano, Joy Food Kombi, Kombosa Churros, Food Truck do Matuto, Trattoria II Volo e Sancta Companhia Cervejeira.

Evandro Felix, secretário de Cultura e Turismo, ressaltou que há três anos a Administração Municipal está trabalhando para construir a identidade do Carnaval barbarense. “Foi um projeto construído em muitas mãos. O prefeito Denis Andia desde sempre prezou pela organização e segurança dos foliões. Com o empenho dos blocos, a alegria dos foliões e a dedicação das equipes da Prefeitura, incluímos o Município no circuito das cidades que realizam um carnaval de referência. Vislumbro que a folia cresça ano a ano e o Carnaval DuzEnta atraia ainda mais turistas, ocupando nossos hotéis e movimentando a economia da cidade”, frisou Evandro.

Desde 2018, o S.Bárbara Carnaval DuzEnta foi inspirado nas décadas “entas”, dos anos 50 a 90, em que Santa Bárbara viveu o tradicional carnaval de rua com blocos e carros alegóricos – homenageando o passado e celebrando a nostalgia na comemoração dos 200 anos do Município.

(Foto Divulgação PMSBO)